Formação de professores nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais após a BNCC: dúvidas, desafios, apostas e ensaios
Visualizações: 698DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5230Resumo
Apresentam-se nesta escrita desafios e dúvidas que têm mobilizado os autores a pensarem a formação inicial de professores em artes visuais, especificamente no que concerne à criação de práticas educativas por parte de acadêmicas e acadêmicos realizando seus estágios de docência obrigatórios nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais de suas Instituições de Ensino Superior de origem, sobretudo após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) para a educação infantil e para os ensinos fundamental e médio. Aposta-se na textualidade específica dos projetos/planejamentos de ensino, que podem inaugurar um espaço/tempo de resistência aos currículos oficiais. A pesquisa bibliográfica/documental foi o caminho metodológico utilizado pelos autores para guiar seus procedimentos, colocar em diálogo alguns referenciais e estabelecer parâmetros para a escrita. Portanto, apresenta-se um estudo realizado pelos autores no âmbito de suas pesquisas, acompanhado de algumas apostas e ensaios que ambos têm experimentado nas atividades de ensino que têm ministrado, desejando colocar em discussão ambiguidades, mais do que oferecer uma conclusão única sobre o tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.