O apoio ao docente iniciante: experiências e pesquisas relatadas no “congreso internacional del profesorado principiante e inserción profesional a la docencia” - 2008, 2010 e 2012

Visualizações: 501

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco.

Resumo

Oiníciode qualquer carreiraé,comumente,umafasedetensõeseaprendizagensintensivas.Noâmbitodomagistério,essaetapatem despertado a atenção de pesquisadores cujos estudos têm mostrado as dificuldadesenfrentadaspelosprofessoresinicianteseaimportânciadoapoioaessesprofissionais,nessafaseespecialdacarreira.Oobjetodopresenteestudosãoaspesquisas e experiênciasdeapoioaoprofessoriniciante.Apresentaumbalançodostrabalhoscomfoconessetemaapresentadosnastrêsediçõesdo Congreso Internacional del Profesorado Principiante e Inserción Profesional a la Docencia (2008,2010e2012).Dos451trabalhosinscritos,80foramselecionadosemapeadossegundoospaíseseinstituiçõesdeprocedênciadosautores,ocontextonoqualaquestãofoiestudada(EducaçãoBásica,Superior,emdisciplinasespecíficasetc),asprincipaismodalidadeseaçõesdeapoio,osêxitoseasdificuldades. 

 

Palavras-chave:professoriniciante.inserçãoprofissional.iniciaçãoàdocência.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco.

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista/UNESP/Bauru. Atualmente é professora epesquisadora na Universidade Católica Dom Bosco. Atua no Curso de Graduação em Biologia, no Programa de PóS-Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado e no Programa Kaiowá/Guarani

Downloads

Publicado

11-12-2013

Como Citar

Perrelli, M. A. de S. (2013). O apoio ao docente iniciante: experiências e pesquisas relatadas no “congreso internacional del profesorado principiante e inserción profesional a la docencia” - 2008, 2010 e 2012. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 72–97. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/524

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)