Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação física. Desafios da docência

Resumo

O artigo é resultado de pesquisa do mestrado que objetivou analisar a percepção dos professores de educação física sobre formação continuada, explorando as tensões que se estabelecem entre as ações desenvolvidas, as expectativas dos professores e as possibilidades para qualificar a sua prática pedagógica a partir da participação em processos formativos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa que utilizou a entrevista semiestruturada para coletas de dados. Para a análise e interpretação dos dados, utilizamos a análise temática, revelando que os processos de formação continuada apresentam fragilidades em relação às ações desenvolvidas ao distanciar-se de questões didático-metodológicas especificas da educação física escolar, divergindo, assim, quanto às intencionalidades e objetivos. Identificou-se a convergência sobre a necessidade de considerar os desafios e dificuldades que emergem da docência no campo da educação física escolar como ponto de partida para pensar os processos formativos, constituindo-se em espaço de reflexão e ressignificação de sua prática pedagógica, contemplando, ainda, a reflexão sobre as especificidades e particularidades deste componente curricular.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla Valle, Unochapecó

Mestre em Educação - PPGE - Unochapecó, Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2005). Especialista em Ação Interdisciplinar e os Paradigmas Atuais da Educação com Enfase em Educação Física Escolar .Professor efetivo da Rede Estadual de Santa Catarina, atualmente atua na Supervisão Regional de Educação de Seara. Tem experiência nas áreas Esporte e Educação, com ênfase em Educação, Educação Especial, atuando principalmente no seguinte tema: Educação, educação física, contexto escolar, e administração e gestão em educação e esporte, educação especial.

Ricardo Rezer, Unochapecó

Realizou estudos de Pós-Doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2018), sob supervisão do Prof. Boaventura de Sousa Santos (Coimbra, Portugal). Doutorado em Educação Física (2010) na Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio na Universidade do Porto (Porto, Portugal). Atualmente é Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). Entre 1999 e 2020 foi professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapeco), onde exerceu a função de Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação (2010-2012), e atuou como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado), e do Curso de Educação Física (Graduação). No Programa de Pós-Graduação em Educação, exerceu a função de Coordenador entre os anos de 2014 e 2016. Atualmente, é membro do GTT Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e do GT17 - Filosofia da Educação, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Possui experiência na área de Educação Física, Educação e Saúde, atuando principalmente com os seguintes temas: Epistemologia e Prática Pedagógica; Trabalho docente na Educação Superior; Formação Profissional; A universidade na contemporaneidade; Hermenêutica e Pedagogia do Esporte

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Dalla Valle, P. R., & Rezer, R. (2022). Formação Continuada entre o dito, o pretendido e o produzido – percepções dos professores de Educação Física. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5257