Políticas de formação de professores: formação inicial

Visualizações: 623

Autores

  • Jacira Helena do Valle Pereira UFMS

Resumo

Neste ensaio discutimos as políticas de formação inicial de professores no contexto atual, em especial os rebatimentos destas em Mato Grosso do Sul. Apresentamos dados das licenciaturas no referido Estado, obtidos no Cadastro da Educação Superior (e-mec) e analisamos a expansão quantitativa do ensino superior, bem como trazemos a prevalência do ensino privado sobre o público, característica da realidade do território nacional. As licenciaturas são cursos menos onerosos, que em geral podem ser oferecidos em período noturno, facultando ao estudante trabalhar e estudar. Para destacar a materialidade das políticas de formação inicial, discutimos algumas questões pertinentes à formação de professores e nos aproximamos da realidade de uma instituição de ensino superior pública de Mato Grosso do Sul. Por último, trazemos à tona alguns desafios para docentes e discentes em cursos de formação inicial de professores, visto que demanda cada vez mais a qualificação positiva de professores para atuação na educação básica do país.

 

Palavras-chave: formação inicial. Licenciaturas. políticas.

Biografia do Autor

Jacira Helena do Valle Pereira, UFMS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e memorialistas, fronteira e diversidade cultural, famílias e escolas.

Downloads

Publicado

07-12-2013

Como Citar

Pereira, J. H. do V. (2013). Políticas de formação de professores: formação inicial. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 27–40. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/526