Vozes reveladas e reveladoras nas narrativas sobre a formação do professor alfabetizador no PIBID

Visualizações: 566

Autores

  • Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ana Paula Gaspar Melim Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O presente trabalho investiga os percursos vivenciados no subprojeto desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Ateliês formativos de professores alfabetizadores: construindo práticas eficazes, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do projeto é contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente dos futuros professores, construindo práticas alfabetizadoras significativas para todos os participantes deste trabalho. Participam do projeto dez acadêmicos bolsistas que acompanham professores dos primeiros anos do Ensino fundamental (1ºs. e 2ºs. anos), em uma escola da rede pública cujo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB indicou um baixo desempenho. Constatamos que os acadêmicos bolsistas, por se encontrarem realizando a formação inicial, também se beneficiam do processo formativo realizado no subprojeto, o que lhes permite viverem processos diferenciados de formação. A participação no PIBID corrobora com a integração do acadêmico bolsista no espaço escolar.

 

Palavras-chave: PIBID. Alfabetização. Narrativas Autobiográficas.

Biografia do Autor

Eliane Greice Davanço Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Professora do curso de Pedagogia, em Campo Grande/MS e do Mestrado em Educação na Unidade de Campo Grande e na Unidade de Paranaíba, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Ana Paula Gaspar Melim, Universidade Católica Dom Bosco

Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Professora da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS – Unidade Campo Grande e Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil – MEC/UFMS, Polo de Dourados/MS.

Downloads

Publicado

11-12-2013

Como Citar

Nogueira, E. G. D., & Melim, A. P. G. (2013). Vozes reveladas e reveladoras nas narrativas sobre a formação do professor alfabetizador no PIBID. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(11), 98–112. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/528