As narrativas sobre a pratica como reflexão da formação docente

Visualizações: 583

Autores

  • Edvonete Souza de Alencar Pontificia Universidade Catolica - PUC SP

Palavras-chave:

Narrativas, Reflexão, Formação Docente

Resumo

Este artigo possui o intuito de analisar as situações profissionais, pessoais, vividas e narradas pelos docentes como meio de contribuir na reflexão do ensino de Matemática dos anos iniciais. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição bem sucedida nas avaliações externas do estado de São Paulo, com professores do 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Para coleta de dados utilizamos um questionário, realizamos uma entrevista semiestruturada, coleta de atividades desenvolvidas em sala pelos professores e resolvida por seus alunos, e observação de uma pratica docente. Cabe destacar que especificamente neste estudo, como nosso foco é o uso das narrativas em situações de formação docente abordaremos os resultados obtidos na entrevista. Teorizamos que as narrativas promovem a auto-formação, permitindo a reflexão, mudança e adequação de sua pratica pedagógica.

 

Biografia do Autor

Edvonete Souza de Alencar, Pontificia Universidade Catolica - PUC SP

Doutoranda em Educação Matemática pela Puc- SP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo UNIBAN. Professora dos anos iniciais no Governo Estadual e Municipal  de São Paulo.

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

Alencar, E. S. de. (2013). As narrativas sobre a pratica como reflexão da formação docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 47–61. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/532

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.