As narrativas sobre a pratica como reflexão da formação docente
Visualizações: 605Palavras-chave:
Narrativas, Reflexão, Formação DocenteResumo
Este artigo possui o intuito de analisar as situações profissionais, pessoais, vividas e narradas pelos docentes como meio de contribuir na reflexão do ensino de Matemática dos anos iniciais. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição bem sucedida nas avaliações externas do estado de São Paulo, com professores do 5° ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Para coleta de dados utilizamos um questionário, realizamos uma entrevista semiestruturada, coleta de atividades desenvolvidas em sala pelos professores e resolvida por seus alunos, e observação de uma pratica docente. Cabe destacar que especificamente neste estudo, como nosso foco é o uso das narrativas em situações de formação docente abordaremos os resultados obtidos na entrevista. Teorizamos que as narrativas promovem a auto-formação, permitindo a reflexão, mudança e adequação de sua pratica pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.