Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322Palavras-chave:
Ensino primário, Expertise, Mato GrossoResumo
Neste artigo, discute-se a constituição de grupos escolares e da Escola Normal de Mato Grosso, bem como a contribuição de Leowigildo Martins de Mello na direção dessas instituições. Leowigildo e outros normalistas foram convocados pelo estado mato-grossense para reorganizar o ensino primário, produzindo materiais que subsidiassem o trabalho de profissionais do ensino em 1911, 1912. Para analisar esses dados históricos, foram considerados os conceitos de apropriação, de expertise e de expert, sendo todos esses conceitos fundamentados pela história cultural. Para subsidiar a pesquisa, analisou-se relatórios sobre o funcionamento das instituições de ensino, escritos pelo próprio Leowigildo. Nesse sentido, o trabalho apresenta resultados sobre o papel desse personagem na tarefa de reorganização do ensino primário, como também traz ao debate os conceitos recentes de expertise e expert a fim de contribuir com a história da educação.Referências
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