Contribuições da expertise de Leowigildo Martins de Mello para a reorganização da instrução pública mato-grossense (1911, 1912)
Visualizações: 217DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5322Palavras-chave:
Ensino primário, Expertise, Mato GrossoResumo
Neste artigo, discute-se a constituição de grupos escolares e da Escola Normal de Mato Grosso, bem como a contribuição de Leowigildo Martins de Mello na direção dessas instituições. Leowigildo e outros normalistas foram convocados pelo estado mato-grossense para reorganizar o ensino primário, produzindo materiais que subsidiassem o trabalho de profissionais do ensino em 1911, 1912. Para analisar esses dados históricos, foram considerados os conceitos de apropriação, de expertise e de expert, sendo todos esses conceitos fundamentados pela história cultural. Para subsidiar a pesquisa, analisou-se relatórios sobre o funcionamento das instituições de ensino, escritos pelo próprio Leowigildo. Nesse sentido, o trabalho apresenta resultados sobre o papel desse personagem na tarefa de reorganização do ensino primário, como também traz ao debate os conceitos recentes de expertise e expert a fim de contribuir com a história da educação.Referências
ANNUARIO do ensino do Estado de São Paulo: 1907-1908. Publicação organizada pela Inspetoria Geral do Ensino, por ordem do Governo do Estado. São Paulo: Augusto Siqueira & C., s. d.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.
HOFSTETTER, R. et al. Penetrar na verdade da escola para ter elementos concretos de sua avaliação - A irresistível institucionalização do expert em educação (século XIX e XX). In: HOFSTETTER, R., VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
HOFSTETTER, R., VALENTE, W. R. Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-38, 2001.
MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública Primária do Estado do Mato Grosso. In: Decreto nº 265 de 22 de outubro de 1910. Arquivo Público do Mato Grosso (APMT). Cuiabá – MT, 1910.
MELLO, L. M. Relatório do Movimento anual das Escolas Normal e Modelo anexa. Arquivo Público do Mato Grosso (APMT). Cuiabá – MT, 1912.
MELLO, L. M. Relatório do Movimento anual das Escolas Normal e Modelo anexa. Arquivo Público do Mato Grosso (APMT). Cuiabá – MT, 1911.
MONARCHA, C. Escola Normal da Praça - o lado noturno das luzes. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 1999.
MORAIS, R. S. Experts. In: VALENTE, W. R. (Org.). Cadernos de trabalho II. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
POLIANTEIA COMEMORATIVA DO ENSINO NORMAL. São Paulo: Gráfica Brescia, 1946, p. 69 – 75.
ROCCO, S. (Org.). Bandeirismo. Centenário do ensino normal em São Paulo: 1846/1946. In: Polianteia comemorativa do ensino normal. São Paulo: Gráfica Brescia, 1946, p. 69 – 75.
SÁ, E. F. de. Leowigildo Martins de Mello e a organização da Escola Normal de Cuiabá. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, v. 7, p. 189-214, 2004.
SÁ, E. F. de. Gustavo Fernando Kulhmann: um bandeirante na cruzada da instrução (1910-1930). Revista de Educação Pública (UFMT), v. 18, p. 567-584, 2009.
SÁ, E. F.; SILVEIRA, M. Intelectuais paulistas na imprensa periódica em mato-grossense (1910-1920). Revista Educação e Fronteiras (on-line), v. 5, p. 17-31, 2015.
SÃO PAULO. Programa de Ensino do Estado de São Paulo. In: Decreto nº 1281 de 24 de abril de 1905. São Paulo – SP, 1905.
SÃO PAULO. Lei nº 88, de 8 de setembro de 1892. Reforma da Instrucção Publica do Estado. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1892/lei-88-08.09.1892.html. Acessado em: 01/03/2020.
SÃO PAULO. Escola Normal de São Paulo Atual: EE Caetano de Campos, s.d. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/fontes_escritas/3_Imperio/1846_escola_normal.pdf ou http://crmariocovas.sp.gov.br/pdf/neh/1825-1846_Escola _Normal.pdf. Acessado em: 01/03/2020.
SERRA, A. E. Grêmios normalistas: a mediação das relações entre o estado e a comunidade escolar (1906-1927). Educação e Fronteiras (on-line), Dourados/MS, v.6, n.18 p.148-163, set. /dez. 2016.
VALDEMARIN, V. T. Ensino da leitura no método intuitivo: as palavras como unidade de compreensão e sentido. Educar, Curitiba, n.18, p.157-182. 2001.
VIDAL, D. G.; SÁ, E. F. de. Outra missão para outras bandas: a circulação de professores paulistas e o modelo de escola graduada. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 19, p. 551-574, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.