Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324Palavras-chave:
Professor polivalente, Magistério, Habilitação, Profissionalização, FeminizaçãoResumo
A formação de professores apresenta especificidades conforme o contexto histórico-social, nível e etapa de atuação. A trajetória do curso normal/magistério é marcada por instabilidade, retrocessos, rupturas e transformações. Nesse contexto, objetivamos compreender a formação de professores em nível médio, modalidade normal, e suas possíveis relações com a profissionalização docente para atuação nos anos iniciais da Educação Básica, o professor polivalente. Para tanto, discutimos e analisamos sobre a formação e atuação, especialmente para os anos iniciais da Educação Básica, e traçamos alguns marcos históricos desde as antigas escolas normais até a atualidade. O artigo resulta de pesquisa qualitativa com investigação bibliográfica e documental, e análise de conteúdo. A partir dos estudos, foi possível compreender que a profissão docente passou por transformações, reconfigurou-se e, ao mesmo tempo, mantém certos traços que não se distanciam do passado. As professoras e os professores que atuam nos anos iniciais são, em sua maioria, mulheres e têm nível de escolaridade e formação acadêmica menos elevada em relação a outras etapas da Educação Básica, com indicativos de que também possuem a menor remuneração da categoria. Em meio à permanente defesa pela formação em nível superior, a modalidade normal permanece, sinalizando aspectos sobre o ofício e sua [des]valorização.
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