Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324

Palavras-chave:

Professor polivalente, Magistério, Habilitação, Profissionalização, Feminização

Resumo

A formação de professores apresenta especificidades conforme o contexto histórico-social, nível e etapa de atuação. A trajetória do curso normal/magistério é marcada por instabilidade, retrocessos, rupturas e transformações. Nesse contexto, objetivamos compreender a formação de professores em nível médio, modalidade normal, e suas possíveis relações com a profissionalização docente para atuação nos anos iniciais da Educação Básica, o professor polivalente. Para tanto, discutimos e analisamos sobre a formação e atuação, especialmente para os anos iniciais da Educação Básica, e traçamos alguns marcos históricos desde as antigas escolas normais até a atualidade. O artigo resulta de pesquisa qualitativa com investigação bibliográfica e documental, e análise de conteúdo. A partir dos estudos, foi possível compreender que a profissão docente passou por transformações, reconfigurou-se e, ao mesmo tempo, mantém certos traços que não se distanciam do passado. As professoras e os professores que atuam nos anos iniciais são, em sua maioria, mulheres e têm nível de escolaridade e formação acadêmica menos elevada em relação a outras etapas da Educação Básica, com indicativos de que também possuem a menor remuneração da categoria. Em meio à permanente defesa pela formação em nível superior, a modalidade normal permanece, sinalizando aspectos sobre o ofício e sua [des]valorização.

Biografia do Autor

Alessandra Batista de Godoi Branco, Universidade Estadual do Paraná

Pedagoga do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranavaí. Possui mestrado em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e é doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Emerson Pereira Branco, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

É licenciado em Ciências Ensino Fundamental com habilitação em Matemática, bacharel em Engenharia de Alimentos e Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professor de Matemática na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

Lucila Akiko Nagashima, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Ciências de Primeiro Grau e em Química, mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora aposentada da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar, da UNESPAR, campus Paranavaí

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Branco, A. B. de G., Branco, E. P., & Nagashima, L. A. (2022). Formação de professores para os Anos Iniciais da Educação Básica: A história da Escola Normal e do Curso de Formação de Docentes no Paraná. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5324