Dar voz aos professores de educação física: as histórias de vida sobre os momentos significativos em relação as fases da carreira docente

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade Federal de Santa Catarina
  • Victor Julierme Santos da Conceição Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Carreira Docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Momentos Significativos.

Resumo

Este estudo objetivou analisar a carreira de professores de Educação Física Escolar de uma cidade do sul do Brasil, numa perspectiva de desenvolvimento profissional e de percurso de formação, identificando os momentos significativos desse mesmo percurso, e, ainda, caracterizando os momentos identificados considerando as fases do percurso profissional docente. A metodologia caracterizou-se como qualitativa com abordagem (auto)biográfica onde utilizamos a narrativa oral que foi gravada, transcrita e analisada à luz da identificação dos significados. Participaram dez professoras. Concluímos que os melhores e piores momentos, os problemas sentidos, os momentos de ruptura profissional e a motivação para a carreira podem ocorrer em quaisquer momentos da docência, independentemente da fase do percurso profissional e por diversas razões. Estes traços caracterizadores ajudam a delinear um perfil de carreira que, mesmo não sendo de forma linear entre as professoras, deixam marcas positivas e/ou negativas.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação; Doutor em Ciências do Movimento Humano; Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) do CE/UFSM; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado) do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC);Doutorando em Ciências Médicas (UFSC);Pesquisador Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF).

Victor Julierme Santos da Conceição, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestre em Educação (UFSM); Doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Professor da Universidade do Extremo Sul Catariense (UNESC); Professor Associado do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação (GEPEF).

Downloads

Publicado

06/12/2013

Como Citar

Krug, H. N., Krug, R. de R., & Conceição, V. J. S. da. (2013). Dar voz aos professores de educação física: as histórias de vida sobre os momentos significativos em relação as fases da carreira docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 109–133. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/533