Perder-se também é caminho: inserção profissional de egressos da licenciatura em pedagogia da universidade do estado do Rio Grande do Norte
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5356Palavras-chave:
Formação inicial. Saberes docentes. Licenciatura em Pedagogia. Entrevista reflexiva. Autoformação.Resumo
Esta pesquisa busca discutir a formação inicial e a fase inaugural da carreira docente a partir das experiências de professores egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A investigação é qualitativa e o percurso metodológico se deu com entrevistas reflexivas (SZYMANSKI, 2011) com três professoras e dois professores licenciados em Pedagogia na UERN, campus central, em Mossoró, e que tinham até três anos de docência. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas a análise categorial (BARDIN, 2011). Todos os entrevistados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Teoricamente, fundamentamo-nos em autores que discutem a formação docente e o início de carreira, tais como Pimenta (2005), Nóvoa (2017), Tardif (2012), García (1999), Cunha (2013) e Huberman (1995). Os entrevistados consideram que a inserção profissional é uma fase complexa e desafiadora. Seus relatos demonstram algumas limitações da formação inicial, haja vista as novas demandas que, constantemente, ocorrerem no espaço escolar. Realçamos o caráter autoformativo e reflexivo dos relatos dos professores, que parecem acreditar na capacidade de superar os entraves que lhes surgem.
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