Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393Palavras-chave:
Formação inicial de professoras/es de biologia, Educação das relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, UFRPEResumo
A Lei de Diretrizes e Bases foi alterada pela Lei 10.639/2003 que dispõe da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira que posteriormente foi modificada com a Lei 11.645/2008 incluindo a História e Cultura Indígena. O trato com essas temáticas subsidia um processo educativo acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar. Sendo assim, percebemos o quanto é necessário sua abordagem desde a formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento. Este estudo é de natureza qualitativa e consiste em uma pesquisa documental que buscou compreender de que forma a Educação das Relações Étnico-Raciais é proposta no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco através da análise do conteúdo do Projeto Pedagógico do curso. A análise documental permite inferir que a proposta de Educação das Relações Étnico-Raciais encontra-se articulada com temáticas e pontos necessários para a formação inicial de professores de Biologia. Pela ótica curricular, o documento cumpre com o disposto na legislação acerca da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Além de ofertar o componente curricular obrigatório Educação das Relações Étnico-Raciais, o curso propõe o estudo de conteúdos específicos e pedagógicos durante a formação inicial do professor de Biologia.
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