Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393

Palavras-chave:

Formação inicial de professoras/es de biologia, Educação das relações étnico-raciais, Lei 10.639/2003, Lei 11.645/2008, UFRPE

Resumo

A Lei de Diretrizes e Bases foi alterada pela Lei 10.639/2003 que dispõe da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira que posteriormente foi modificada com a Lei 11.645/2008 incluindo a História e Cultura Indígena. O trato com essas temáticas subsidia um processo educativo acerca das relações étnico-raciais no contexto escolar. Sendo assim, percebemos o quanto é necessário sua abordagem desde a formação inicial de professores das diferentes áreas do conhecimento. Este estudo é de natureza qualitativa e consiste em uma pesquisa documental que buscou compreender de que forma a Educação das Relações Étnico-Raciais é proposta no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco através da análise do conteúdo do Projeto Pedagógico do curso. A análise documental permite inferir que a proposta de Educação das Relações Étnico-Raciais encontra-se articulada com temáticas e pontos necessários para a formação inicial de professores de Biologia. Pela ótica curricular, o documento cumpre com o disposto na legislação acerca da obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Além de ofertar o componente curricular obrigatório Educação das Relações Étnico-Raciais, o curso propõe o estudo de conteúdos específicos e pedagógicos durante a formação inicial do professor de Biologia.

Biografia do Autor

Joaklebio Alves da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE). Mestre em Educação (UPE). Integrante do Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO). joaklebio.silva@gmail.com.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Pós-Doutorado em Educação (UFS). Doutora em Educação (UFPE). Mestra em Ensino das Ciências (UFRPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC/UFRPE). Líder do Grupo de Pesquisa FORBIO. Coordenadora da Cátedra Paulo Freire da UFRPE. monica.folena@gmail.com.

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Silva, J. A. da, & Araújo, M. L. F. (2022). Formar docentes para educar relações étnico-raciais no ensino de Ciências: o caso da licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5393

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Artigos