Práticas de iniciação à docência no estágio supervisionado em matemática
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5399Resumo
Entendemos o Estágio Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática, não somente como o primeiro campo de atuação profissional do futuro professor, mas, sobretudo em reafirmar os processos de ensino e de aprendizagem, materializando-os em práticas nas salas de aula. Assim, apresentamos neste artigo os resultados de pesquisas desenvolvidas em dois contextos distintos – o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus de Araguaína e o Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)/Câmpus Manaus, no decurso das disciplinas de Estágio Supervisionado, mediadas pela abordagem qualitativa, na modalidade Estudo de Caso e a colaborativa crítico reflexiva. A partir desses estudos, questionamos: em que termos podem ser concebidas práticas formativas para os futuros professores de Matemática, na disciplina de Estágio Supervisionado? Para tanto, objetivamos conhecer os modelos formativos da disciplina de Estágio Supervisionado em Cursos de Licenciatura em Matemática e suas perspectivas para inovação de práticas, na iniciação à docência. Ademais trazemos algumas reflexões acerca da reestruturação das práticas na disciplina de Estágio Supervisionado, no sentido de redimensionar e ressignificar a atuação futura desses professores, propiciando outros caminhos didáticos e metodológicos para ensinar a Matemática aos estudantes da Educação Básica.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores de Matemática. Estágio Supervisionado. Práticas de Ensino e de Aprendizagem. Práticas Investigativas em Educação Matemática.
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