Motivação para a docência na Educação Básica: um estudo a partir da Teoria da Autodeterminação com discentes do curso de licenciatura em Física
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5407Palavras-chave:
Motivação. Teoria da Autodeterminação. Formação Docente. Ensino de Física. Carreira Docente.Resumo
A motivação dos discentes de Física para a carreira docente na Educação Básica é um fator preocupante. Há escassez de profissionais nessa área e muitos alunos quando se formam deixam a carreira docente ou seguem para a área acadêmica. As disciplinas de estágio são relevantes na formação inicial, pois é através delas que ocorre o primeiro contato entre o futuro profissional e a carreira escolhida. Neste artigo serão analisadas as motivações/desmotivações dos alunos das disciplinas de estágio I e II do curso de licenciatura em Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste em relação à carreira na Educação Básica. A Teoria da Autodeterminação e a Análise de Conteúdo foram utilizadas para análise e suporte teórico às respostas dos alunos. Com base nas respostas, verificou-se que a maioria dos discente apresenta um baixo grau de autodeterminação para a carreira docente. Salário baixo, falta de interesse ou indisciplina por parte dos alunos do ensino médio e más condições de trabalho são alguns dos fatores dessas desmotivações. Os resultados encontrados são alarmantes e entende-se que são necessárias ações para mudar essa realidade, as quais incluem formação inicial e continuada, desenvolvimento profissional e condições de trabalho adequadas que permitam maior qualidade profissional e pessoal.
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