Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434Palavras-chave:
Representação social, Formação docente, Profissão, Desafio.Resumo
Este artigo aborda o tema representações sociais sobre os desafios da formação docente, a partir das narrativas de estudantes concluintes de cursos de licenciatura de uma universidade pública do estado do Pará. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa que trata das representações de graduandos(as) sobre os desafios de formar-se professor (a) na contemporaneidade. O estudo foi realizado com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem processual, ancorada nos postulados de Serge Moscovici. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário semiestruturado e a entrevista grupal, aplicados a trinta e sete (37) graduandos (as) dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia. A técnica utilizada para o tratamento das informações foi a análise temática, proposta por Braun e Clarke. Os resultados desdobraram-se em dois eixos que evocam os seguintes aspectos: “Conhecimento específico e conhecimento contextualizado” e “O acadêmico em formação e o futuro profissional” que centralizam as imagens-objetivações e os sentidos-ancoragens atribuídos pelos (as) estudantes pesquisados (as). Conclui-se que as representações sociais destes (as) estudantes apontam para demandas relacionadas a implementação de políticas de reestruturação dos modelos formativos e de valorização da profissão docente.
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