Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a)

Visualizações: 411

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434

Palavras-chave:

Representação social, Formação docente, Profissão, Desafio.

Resumo

Este artigo aborda o tema representações sociais sobre os desafios da formação docente, a partir das narrativas de estudantes concluintes de cursos de licenciatura de uma universidade pública do estado do Pará. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa que trata das representações de graduandos(as) sobre os desafios de formar-se professor (a) na contemporaneidade. O estudo foi realizado com base nos pressupostos teóricos e metodológicos da Teoria das Representações Sociais (TRS), na abordagem processual, ancorada nos postulados de Serge Moscovici. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o questionário semiestruturado e a entrevista grupal, aplicados a trinta e sete (37) graduandos (as) dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Letras, Matemática e Pedagogia. A técnica utilizada para o tratamento das informações foi a análise temática, proposta por Braun e Clarke. Os resultados desdobraram-se em dois eixos que evocam os seguintes aspectos: “Conhecimento específico e conhecimento contextualizado” e “O acadêmico em formação e o futuro profissional” que centralizam as imagens-objetivações e os sentidos-ancoragens atribuídos pelos (as) estudantes pesquisados (as). Conclui-se que as representações sociais destes (as) estudantes apontam para demandas relacionadas a implementação de políticas de reestruturação dos modelos formativos e de valorização da profissão docente.

Biografia do Autor

Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós- Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará – PPGED/ICED – UFPA.

Pedagoga e servidora efetiva do quadro da Universidade Federal do Pará, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais e Docente da rede básica de ensino.

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Subjetividade, Juventude, Representações Sociais e Educação.

Maura Lúcia Martins Cardoso, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-

Graduação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará –

PPGED/ICED – UFPA. Professora Adjunta IV do ICED. Membro do Grupo de

Estudos e Pesquisas sobre Identidade, Subjetividade, Juventude,

Representações Sociais e Educação.

Ivany Pinto Nascimento, Universidade Federal do Pará

Doutora e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP.

Docente e pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação e da pós-graduação em educação da UFPA.

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobreJuventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq.

Referências

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2019/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. 2016. Tradução: Luiz Fernando Mackedanz. Disponível em: https://www.academia.edu/29999208/Tradu%C3% A7%C3%A3o_do_artigo_Using_thematic_analysis_in_psychology. Acesso em: 31 maio 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Política e Educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GATTI, B. A. Educação, escola e formação de professores: políticas e impasses. Educar em Revista, Curitiba, n. 50, out./dez. 2013, p. 51-67. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n50/n50a05.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, jan-abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

MELNIKOFF, E. A. A.; SILVA, G. M. S. Gênese da Feminização do Magistério no Brasil. GT1 –Espaços Educativos, currículo e formação docente (Saberes e Práticas). Sergipe, 2011. p. 1-10.

MONTEIRO, A. R. Profissão docente: profissionalidade e autorregulação. São Paulo: Cortez, 2015.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

MOSCOVICI, S. Representações Sociais: Investigações em psicologia social. Petropólis, R.J.: Vozes, 2003.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, D. A. O. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1127-1144, set./dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22614. Acesso em: 30 jul. 2020.

PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação docente como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto Alegre: Porto, 1991.

SILVA, T. T. da. Identidade e diferença na perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Kimura, P. R. de O., Cardoso, M. L. M., & Nascimento, I. P. (2021). Representações sociais sobre os desafios da formação docente: narrativas de estudantes de licenciaturas sobre o tornar-se professor (a). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 895–921. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5434