Narrativas do início da docência: uma investigação-formação com alunas concluintes de um curso de pedagogia

Visualizações: 580

Autores

  • Maria Aparecida de Souza Perrelli Universidade Católica Dom Bosco
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira Universidade Católica Dom Bosco
  • Eliane Greice Davanço Nogueira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Flavinês Rebolo Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O presente texto relata o desenvolvimento de uma pesquisa-formação tendo como sujeitos alunas do último ano de um curso de Pedagogia com alguma experiência docente, com o propósito de identificar os elementos que contribuem para a aprendizagem do professor e os condicionantes dessa aprendizagem. A pesquisa utilizou de narrativas autobiográficas com intuito de mobilizar a memória e realizar um exercício de meta-reflexão sobre as experiências a fim de compreendê-las e repensá-las. O exame das narrativas relata o impacto do início na docência, marcado, por um lado, pelo entusiasmo e expectativa, e, por outro, pela sensação de “despreparo” e “medo de não dar conta” dos desafios da profissão. Aponta a falta de apoio da escola e da família dos alunos, bem como as tentativas dos futuros professores para sobreviverem na carreira.

 

Palavras chave: pesquisa-formação. professores iniciantes. narrativas autobiográficas.

Biografia do Autor

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru. Docente do PPGE – Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Psicologia Escolar pela USP, docente do PPGE - Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB.

Eliane Greice Davanço Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela UNICAMP, docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS.

Flavinês Rebolo, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação pela USP – SP, docente do PPGE – Mestrado e Doutorado, Universidade Católica Dom Bosco/UCDB.

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

Perrelli, M. A. de S., Teixeira, L. R. M., Nogueira, E. G. D., & Rebolo, F. (2013). Narrativas do início da docência: uma investigação-formação com alunas concluintes de um curso de pedagogia. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 4(10), 35–46. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/544