MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463

Palavras-chave:

Organização do ensino. , Futuras professoras , Matemática, Infância

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com os debates acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática, especialmente no contexto da infância. Refere-se a uma pesquisa em nível de pós-graduação em educação, desenvolvida nos anos de 2018 e 2019, com o objetivo de compreender as aprendizagens de futuros professores, ao organizarem o ensino de matemática para a Educação Infantil. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a investigação foram a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino, entendendo o brincar como atividade principal da criança. Partindo da organização na perspectiva de um experimento formativo desenvolvido por meio de um projeto, organizaram-se ações de estudos, planejamento, desenvolvimento e avaliação de jogos pedagógicos em uma turma de crianças a partir de 5 anos de uma escola pública municipal. Os dados empíricos dão indícios de que o futuro professor se coloca em processo de significação de sua atividade formativa docente ao participar de um projeto com ações compartilhadas. Ao apropriar-se de um referencial teórico e dos conhecimentos matemáticos a partir de seu movimento lógico-histórico, aprende sobre como organizar o ensino pelo jogo pedagógico, que constitui a atividade principal da criança nesta idade escolar.

Biografia do Autor

Carine Daiana Binsfeld, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM (2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMAT/UFSM), atuando na área da educação, com ênfase em Educação Matemática, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Foi professora da Educação Infantil na rede privada de ensino de Santa Maria. Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Mestrado em Educação. Atualmente é professora de anos iniciais do Ensino Fundamental na rede privada de Santa Maria e Tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSM).

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Docente da área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); dos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Binsfeld, C. D., & Lopes, A. R. L. V. (2021). MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463

Edição

Seção

Artigos Temáticos