MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Visualizações: 271

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463

Palavras-chave:

Organização do ensino. , Futuras professoras , Matemática, Infância

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com os debates acerca da formação inicial de professores que ensinam matemática, especialmente no contexto da infância. Refere-se a uma pesquisa em nível de pós-graduação em educação, desenvolvida nos anos de 2018 e 2019, com o objetivo de compreender as aprendizagens de futuros professores, ao organizarem o ensino de matemática para a Educação Infantil. Os pressupostos teóricos que fundamentaram a investigação foram a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Atividade Orientadora de Ensino, entendendo o brincar como atividade principal da criança. Partindo da organização na perspectiva de um experimento formativo desenvolvido por meio de um projeto, organizaram-se ações de estudos, planejamento, desenvolvimento e avaliação de jogos pedagógicos em uma turma de crianças a partir de 5 anos de uma escola pública municipal. Os dados empíricos dão indícios de que o futuro professor se coloca em processo de significação de sua atividade formativa docente ao participar de um projeto com ações compartilhadas. Ao apropriar-se de um referencial teórico e dos conhecimentos matemáticos a partir de seu movimento lógico-histórico, aprende sobre como organizar o ensino pelo jogo pedagógico, que constitui a atividade principal da criança nesta idade escolar.

Biografia do Autor

Carine Daiana Binsfeld, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM (2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria PPGE/UFSM. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMAT/UFSM), atuando na área da educação, com ênfase em Educação Matemática, na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Foi professora da Educação Infantil na rede privada de ensino de Santa Maria. Foi Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM), Mestrado em Educação. Atualmente é professora de anos iniciais do Ensino Fundamental na rede privada de Santa Maria e Tutora da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSM).

Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Docente da área de Educação Matemática, do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); dos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial. É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFSM e mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física/PPGEMeEF/UFSM.

Referências

CARTOCE, Verônica Morais; SILVA, Angelica da Fontoura Garcia; ALENCAR, Edvonete Souza de. Um estudo com futuras pedagogas: análise de duas situações envolvendo o significado da operação divisão. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.10, n.30, p. 176 - 198, 2019.

CHARLOT, Bernard. A criança e o mundo social do adulto. In: CHARLOT, B. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. p. 244-262.

DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psiquico. Tradução de Marta Shuare. Moscú: Progreso, 1988.

ELKONIN, Danil Borosovich. Psicologia do jogo. Tradução: Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ESTEVES, Anelisa Kisielewski; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Apropriação de conhecimentos matemáticos em um processo de formação continuada. Interfaces da Educ., Paranaíba, v.6, n.18, p.83-100, 2015.

FRAGA, Laura Pippi. A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática. 2017. 247 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

IFRAH, Georges. História universal dos algarismos, volume 1: a inteligência dos homens contada pelos números e pelo cálculo. Tradução de Alberto Muñoz e Ana Beatriz Katinsky. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

LAZARETTI, Lucineia Maria. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização histórico-cultural e desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129-147.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte Universitário, 1978.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Tradução Librada Leyva Soler, Rosario Bilbao Crespo e Jorge Garcia. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S. et al. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014. p. 59-83.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Atividade de Ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, v. 12, p. 29-43, 1996a.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. (Coord.). Controle da variação de quantidade. Atividades de ensino. São Paulo: USP, 1996b. (Textos para o ensino de Ciências n.º 7. Oficina Pedagógica de Matemática).

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. Tese (Livre-Docência em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A Matemática na infância. In: MIGUEIS, Marco; AZEVEDO, Marcio Gonzaga. Educação Matemática na infância: abordagens e desafios. Vila Nova de Gaia/Portugal: Gailivros, 2007. p. 40-62.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Líber Livro, 2010.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SFORNI, Marta Sueli de Faria; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. de. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Loyola, 2017. p. 71-100.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. A organização de atividades culturalmente significativas. In: OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 227-248.

RUBTSOV, Vladimir. A atividade de aprendizado e os problemas referentes à formação do pensamento teórico dos escolares. In: GARNIER, Catherine; BERDNARZ, Nadine; ULANOVSKAYA, Irina. (Org.). Após Vygotsky e Piaget: perspectivas social e construtivista. Escolas russa e ocidental. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 129-137.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Uma contribuição à teoria de desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, Lev Semionovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexei Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKI, L. S. Obras Escolhidas II. Madrid: Visor, 1993.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Binsfeld, C. D., & Lopes, A. R. L. V. (2021). MATEMÁTICA E INFÂNCIA: APRENDIZAGENS DE FUTURAS PROFESSORAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5463

Edição

Seção

Artigos Temáticos