A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais
Visualizações: 147DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477Palavras-chave:
Formação de professores, Discurso do sujeito coletivo, Tecnologias digitaisResumo
Estudar sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional torna-se cada dia mais necessário uma vez que vivemos em uma sociedade que se transforma cotidianamente em toros dos avanços provocados, em grande parte, pelas tecnologias. Ao aproximarmos a formação inicial de professores deste contexto, nos colocamos a pensar sobre as possibilidades de ensinar e aprender matemática com o uso desses recursos. Desta forma, o estudo desenvolvido com oito alunos do curso de licenciatura em matemática de uma universidade federal da região Centro-Oeste do Brasil buscou compreender como estes sujeitos idealizam estratégias metodológicas para o uso das tecnologias digitais em sua futura prática docente. De cunho qualitativo, optamos como estratégia de coleta de dados o envio de um questionário eletrônico via e-mail aos colaboradores do estudo e encontramos no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) uma proposta de análise. Ao observarmos os discursos foi possível compreender que os alunos pouco se sentem preparados para a futura prática docente utilizando as tecnologias digitais, visto que somente a formação acadêmica não tem suprido suas necessidades, ao mesmo tempo que expressam o desejo de usufruir destas ferramentas em suas futuras práticas docentes de maneira a somar e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.
Referências
BETTEGA, M. H. A educação continuada na era digital. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção questões da nossa época; v. 116).
CHIARI, A. S. S. O papel das tecnologias digitais em disciplinas de Álgebra Linear a distância: possibilidades, limites e desafios. 2015. 200f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2015.
CUNHA, M. I. Aprendizagem da Docência em Espaços Institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. In: PRYJMA M. F.; OLIVEIRA, O. S. (Org.) O Desenvolvimento Profissional Docente em Discussão. p. 63-77, Curitiba/PR: Ed. UFTPR, 2016.
_______. O bom professor e a sua prática. 24. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
D’AMBROSIO, U. Novos paradigmas de atuação e formação de docente. In: PORTO, T.M.E. Redes em construção; meios de comunicação e práticas educativas. Araraquara: J.M., 2003, p.55-77.
FIGUEIREDO, T. D. Os discursos dos professores de matemática sobre suas tecnologias: uma cultura docente em ação. Curitiba: CRV, 2020.
_______. Professores formadores e licenciados em matemática: o enfatuar sobre o uso pedagógico das tecnologias digitais em uma rede fechada de conversações. 2019. 186p. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2019.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologia: O Novo Ritmo da Informação. – 8ª ed.. – Campinas, SP: Papirus, 2012.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. Novos Instrumentos no Contexto da Pesquisa Qualitativa. In: LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C.; TEIXEIRA, J. J. V. (Org.) O discurso do sujeito coletivo: uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. p. 11-35, Caxias do Sul: EDUCS, 2000.
______. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.
______. Depoimentos e Discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
LEFÈVRE, F. Discurso do sujeito coletivo: nossos modos de pensar, nosso eu coletivo. São Paulo: Andreoli, 2017.
MATURANA, H. Conversações matrísticas e patriarcais. In: MATURANA, H; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. 3. ed. São Paulo: Palas Athena, 2011. p. 29-115.
MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
OROFINO, M. I. Mídias e educação escolar: pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.
RODRIGUES, S. C. Rede de Conversação Virtual: Engendramento Coletivo-Singular na Formação de Professores. 2007. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.
SANCHO, J. M. De Tecnologias da Informação e Comunicação a Recursos Educativos. In: HERNÁNDEZ, F.; SANCHO, J. M. et al. (Org.) Tecnologias para transformar a Educação. Porto Alegre/RS: Artmed, 2006.p. 15-41.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. 2ª Reimpressão. Petrópolis/RJ: Editora Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.