A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477

Palavras-chave:

Formação de professores, Discurso do sujeito coletivo, Tecnologias digitais

Resumo

Estudar sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional torna-se cada dia mais necessário uma vez que vivemos em uma sociedade que se transforma cotidianamente em toros dos avanços provocados, em grande parte, pelas tecnologias. Ao aproximarmos a formação inicial de professores deste contexto, nos colocamos a pensar sobre as possibilidades de ensinar e aprender matemática com o uso desses recursos.   Desta forma, o estudo desenvolvido com oito alunos do curso de licenciatura em matemática de uma universidade federal da região Centro-Oeste do Brasil buscou compreender como estes sujeitos idealizam estratégias metodológicas para o uso das tecnologias digitais em sua futura prática docente. De cunho qualitativo, optamos como estratégia de coleta de dados o envio de um questionário eletrônico via e-mail aos colaboradores do estudo e encontramos no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) uma proposta de análise. Ao observarmos os discursos foi possível compreender que os alunos pouco se sentem preparados para a futura prática docente utilizando as tecnologias digitais, visto que somente a formação acadêmica não tem suprido suas necessidades, ao mesmo tempo que expressam o desejo de usufruir destas ferramentas em suas futuras práticas docentes de maneira a somar e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.

Biografia do Autor

Juliana Leal Salmasio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática e Mestra em Educaçào matemática pela UFMS; Licenciada em Matemática pela UFGD.

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia - FACET atuando no Curso de Licenciatura em Matemática e como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat); Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências pela mesma instituição e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias na Educação Matemática - GPTEM/CNPq e do Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática - GEIAM, vinculado ao IMEF da FURG. Também é membro do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologia - EAD-TEC/CNPq da FURG. Atua nas áreas de metodologias para o uso das tecnologias digitais, formação de professores, ensino de Matemática e interdisciplinaridade.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Salmasio, J. L., & Figueiredo, T. D. (2023). A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477