A Voz do “Eu Coletivo/Singular”: licenciandos em matemática e suas perspectivas sobre tecnologias digitais
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5477Palavras-chave:
Formação de professores, Discurso do sujeito coletivo, Tecnologias digitaisResumo
Estudar sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito educacional torna-se cada dia mais necessário uma vez que vivemos em uma sociedade que se transforma cotidianamente em toros dos avanços provocados, em grande parte, pelas tecnologias. Ao aproximarmos a formação inicial de professores deste contexto, nos colocamos a pensar sobre as possibilidades de ensinar e aprender matemática com o uso desses recursos. Desta forma, o estudo desenvolvido com oito alunos do curso de licenciatura em matemática de uma universidade federal da região Centro-Oeste do Brasil buscou compreender como estes sujeitos idealizam estratégias metodológicas para o uso das tecnologias digitais em sua futura prática docente. De cunho qualitativo, optamos como estratégia de coleta de dados o envio de um questionário eletrônico via e-mail aos colaboradores do estudo e encontramos no Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) uma proposta de análise. Ao observarmos os discursos foi possível compreender que os alunos pouco se sentem preparados para a futura prática docente utilizando as tecnologias digitais, visto que somente a formação acadêmica não tem suprido suas necessidades, ao mesmo tempo que expressam o desejo de usufruir destas ferramentas em suas futuras práticas docentes de maneira a somar e favorecer o processo de aprendizagem dos alunos.
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