Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489

Palavras-chave:

Ensino Superior Universitário, Ensino Remoto, Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem, Feedback, Aprendizado

Resumo

A manutenção de atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19 em Instituições de Ensino Superior exigiu adaptação pedagógica e replanejamento didático de disciplinas em cursos presenciais. Esta pesquisa objetivou avaliar o ensino remoto de Epidemiologia para cursos da área da saúde de instituição pública. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quali e quantitativa. O ensino foi avaliado por 54 acadêmicos regularmente matriculados e que acompanham as disciplinas por regime remoto, quanto aos aspectos de estrutura geral, quantidade de recursos e atividades, flexibilização de tempo e espaço, feedback, pertinência e adequação de metodologias, satisfação e aprendizado. A estrutura geral das disciplinas bem como a satisfação foram identificados como bons ou ótimos por mais de 80% dos respondentes. Igualmente a maioria dos participantes consideraram as metodologias pertinentes e adequadas para as competências e objetivos esperados em todos os tópicos de ensino avaliados. A análise complementar de relatos evidenciou a utilização de metodologias ativas como potencial para o aprendizado da ciência e identificou desafios do ensino remoto como gestão de tempo e estudo. O conjunto de resultados mostrou a potencialidade de ensino e aprendizagem e possibilitou adequações na continuidade das disciplinas considerando as limitações da modalidade identificadas pelos participantes.

Biografia do Autor

Edi Franciele Ries, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica, Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Verginia Margareth Possatti Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Farmacêutica, Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Carlos Gustavo Lopes da Silva, MUST University (Flórida

Farmacêutico e Pedagogo, Professor do Mestrado em Gestão de Cuidados com a Saúde, MUST University (Flórida, EUA)

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Ries, E. F., Rocha, V. M. P., & Silva, C. G. L. da. (2023). Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489