Avaliação do ensino remoto emergencial de Epidemiologia em uma universidade pública do sul do Brasil durante pandemia de Covid-19
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5489Palavras-chave:
Ensino Superior Universitário, Ensino Remoto, Metodologia Ativa de Ensino e Aprendizagem, Feedback, AprendizadoResumo
A manutenção de atividades de ensino durante a pandemia de COVID-19 em Instituições de Ensino Superior exigiu adaptação pedagógica e replanejamento didático de disciplinas em cursos presenciais. Esta pesquisa objetivou avaliar o ensino remoto de Epidemiologia para cursos da área da saúde de instituição pública. Foi realizado um estudo descritivo com abordagem quali e quantitativa. O ensino foi avaliado por 54 acadêmicos regularmente matriculados e que acompanham as disciplinas por regime remoto, quanto aos aspectos de estrutura geral, quantidade de recursos e atividades, flexibilização de tempo e espaço, feedback, pertinência e adequação de metodologias, satisfação e aprendizado. A estrutura geral das disciplinas bem como a satisfação foram identificados como bons ou ótimos por mais de 80% dos respondentes. Igualmente a maioria dos participantes consideraram as metodologias pertinentes e adequadas para as competências e objetivos esperados em todos os tópicos de ensino avaliados. A análise complementar de relatos evidenciou a utilização de metodologias ativas como potencial para o aprendizado da ciência e identificou desafios do ensino remoto como gestão de tempo e estudo. O conjunto de resultados mostrou a potencialidade de ensino e aprendizagem e possibilitou adequações na continuidade das disciplinas considerando as limitações da modalidade identificadas pelos participantes.
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