História & narrativas cinematográficas:
em busca de um letramento
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.5513Palavras-chave:
Didática da História, Semiótica, Narrativas cinematográficas, LetramentoResumo
Resumo:
A partir de uma semiótica da cultura, propõe-se a construção de um letramento sobre narrativas cinematográficas que tenha como objeto privilegiado a história/História. A partir da exposição de um quadro teórico que permite a abordagem de narrativas cinematográficas, apresenta-se um exercício prático abordando uma sequência do filme Tempos Modernos (CHAPLIN, 1936). A semiótica da cultura que defendemos (VIGOTSKI, BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, WERTSCH) incorpora aspectos dos estudos de Cinema (STAM) e das Performances Culturais (BAUMAN), em diálogo estreito com o campo da História, especialmente, a Teoria e Didática da História (RÜSEN).
Palavras-chave: Didática da História, Semiótica, Narrativas Audiovisuais, Letramento.
Summary:
From a semiotic of culture, it is proposed the construction of a literacy on cinematographic narratives that has as a privileged object the history/History. From the exhibition of a theoretical framework that allows the approach of cinematographic narratives, a practical exercise is presented approaching a sequence of the film Modern Times (CHAPLIN, 1936). The semiotics of culture that we defend (VIGOTSKI, BAKHTIN/VOLOCHINNOV, WERTSCH) incorporates aspects of Film Studies (STAM) and of Cultural Performances (BAUMAN), in close dialogue with the field of History, especially the Theory and Didactics of History (RÜSEN).
Keywords: Didactics of History, Semiotics, Audiovisual Narratives, Literacy
Resumen:
Desde una semiótica de la cultura, se propone construir una alfabetización en narrativas cinematográficas que tenga a la historia / História como objeto privilegiado. A partir de la exposición de un marco teórico que permite abordar las narrativas cinematográficas, se presenta un ejercicio práctico que abarca una secuencia de la película Tempos Modernos (CHAPLIN, 1936). La semiótica de la cultura que defendemos (VIGOTSKI, BAKHTIN /VOLOCHÍNOV, WERTSCH) incorpora aspectos de estudios cinematográficos (STAM) y performances culturales (BAUMAN), en estrecho diálogo con el campo de la historia, en especial la teoría y didáctica de la historia ( RÜSEN).
Palabras clave: Didáctica de la Historia, Semiótica, Narrativas Cinematográficas, Alfabetización.
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