Inclusão e professores: representações discursivas

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Autores

  • Hanna Caroline Neyris Corrêa da Costa UEMS
  • Silvane Aparecida de Freitas UEMS
  • Doracina Aparecida de Castro Araújo UEMS

Resumo

O tema Inclusão tem-se destacado como uma forma revolucionária da educação, entende-se que analisar os discursos veiculados sobre este tema, contribui para elucidar certos aspectos que não são ditos (as entrelinhas) explicitamente, mas que direcionam a maneira de pensar e de agir da pessoa que os lê, já que quem escreveu tal artigo para a Revista tem sua história, sua ideologia, sua opinião formada sobre a temática e que influencia a maneira de pensar de quem lê tal reportagem. Partindo dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) e da educação inclusiva, pretende-se, a partir da análise do artigo “A escola que é de todas as crianças” do site da Revista Nova Escola, edição n.º 182, do mês de maio de 2005, de autoria de Meire Cavalcante, cuja temática é a educação inclusiva, entender os discursos veiculados sobre a temática, que ideias difundem, que representações o artigo da Revista sob análise veicula sobre inclusão. Portanto, na análise, conforme apregoado na manchete em questão, o termo inclusão, mediante a ação do professor, é capaz de transformar os modos de pensar e agir das pessoas com deficiência, esquecendo que, na realidade, as escolas estão deficientes em vários sentidos: estrutura física, pedagógicas e tecnológicas, falta investimento na formação de todos os envolvidos no processo ensino/aprendizagem, sendo que tudo isso interfere nos resultados do processo de inclusão, ou seja, para uma educação de maior qualidade. Não é somente a ação isolada do professor que trará resultados profícuos nesse processo.


Palavras-chave: Análise do discurso. Inclusão. Professores.

Biografia do Autor

Silvane Aparecida de Freitas, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2001). Especialista em Educação, área de Didática (1986) e Pedagoga (1984), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, Campus de Três Lagoas. Atualmente é coordenadora e docente adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, onde também é docente dos cursos de Especialização em Educação e de Pedagogia. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2011), financiado pela CAPES. Coordenadora do projeto de pesquisa Estado do conhecimento sobe Educação Especial na região Centro-Oeste, financiado pelo CNPq (2011). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional - GEPPE, desde 2007. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente no tema educação especial e inclusiva.

Doracina Aparecida de Castro Araújo, UEMS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2001). Especialista em Educação, área de Didática (1986) e Pedagoga (1984), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS, Campus de Três Lagoas. Atualmente é coordenadora e docente adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, onde também é docente dos cursos de Especialização em Educação e de Pedagogia. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2011), financiado pela CAPES. Coordenadora do projeto de pesquisa Estado do conhecimento sobe Educação Especial na região Centro-Oeste, financiado pelo CNPq (2011). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional - GEPPE, desde 2007. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente no tema educação especial e inclusiva.

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

da Costa, H. C. N. C., de Freitas, S. A., & Araújo, D. A. de C. (2012). Inclusão e professores: representações discursivas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 57–65. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/552