Método de atendimento educacional do aluno surdo: análise da produção da ANPEd 2000/2010

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Autores

  • Nathaly dos Santos Nascimento Matricardi UEMS
  • Samira Saad Pulchério Lancillotti UEMS

Resumo

O objetivo deste artigo é apreender o debate acadêmico recente acerca do método adequado à educação das pessoas surdas, por meio da análise da produção especializada apresentada na ANPEd, no período compreendido entre 2000 e 2010. O referencial teórico-metodológico adotado foi a ciência da história, que permite compreender como se estabeleceu, historicamente, a educação dos surdos  e quais os limites e as possibilidades das propostas educacionais formuladas - Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. A partir desse referencial, problematiza-se o discurso corrente de defesa do bilinguismo, assentado na afirmação da identidade e da cultura surda. Essa perspectiva reforça diferenças e, ao contrário do que pretende, reduz as possibilidades de inserção social desse grupo. Considera-se que a educação do surdo ainda não encontrou resposta satisfatória e precisa ser repensada a partir de uma perspectiva ampla, que assegure acesso à cultura universal.

Palavras-chave: educação, educação do surdo, cultura universal, cultura surda.

Biografia do Autor

Nathaly dos Santos Nascimento Matricardi, UEMS

Pedagoga formada pela UEMS/ Unidade de Campo Grande.

Samira Saad Pulchério Lancillotti, UEMS

Doutora em Educação, área de História e Filosofia da Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEMS/Paranaíba e da UEMS/Campo Grande

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Publicado

21-12-2012

Como Citar

Matricardi, N. dos S. N., & Lancillotti, S. S. P. (2012). Método de atendimento educacional do aluno surdo: análise da produção da ANPEd 2000/2010. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(9), 66–83. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/553