Método de atendimento educacional do aluno surdo: análise da produção da ANPEd 2000/2010
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O objetivo deste artigo é apreender o debate acadêmico recente acerca do método adequado à educação das pessoas surdas, por meio da análise da produção especializada apresentada na ANPEd, no período compreendido entre 2000 e 2010. O referencial teórico-metodológico adotado foi a ciência da história, que permite compreender como se estabeleceu, historicamente, a educação dos surdos e quais os limites e as possibilidades das propostas educacionais formuladas - Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. A partir desse referencial, problematiza-se o discurso corrente de defesa do bilinguismo, assentado na afirmação da identidade e da cultura surda. Essa perspectiva reforça diferenças e, ao contrário do que pretende, reduz as possibilidades de inserção social desse grupo. Considera-se que a educação do surdo ainda não encontrou resposta satisfatória e precisa ser repensada a partir de uma perspectiva ampla, que assegure acesso à cultura universal.
Palavras-chave: educação, educação do surdo, cultura universal, cultura surda.
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