O EMPREGO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
The story of work in Comics as educational material for Science teaching
Visualizações: 71DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542Palavras-chave:
Conhecimento interdisciplinar. situação problema socioambiental. multimodal.Resumo
A integração de imagem e comunicação oral e escrita, contribui para o desenvolvimento de capacidade mais amplas de leitura, pois a reprodução de significados e a organização de conceitos é apresentada em códigos que não podem ser pensados separadamente. Entretanto, temos poucas pesquisas que estudam caminhos para a construção de um texto alternativo com linguagem em quadrinho, num sistema narrativo composto pela linguagem multimodal. Buscando suprir essa carência realizamos o estudo que resultou nas reflexões apresentadas nesse artigo sobre a proposição de integração da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia com a Teoria da Aprendizagem Significativa e a construção de uma história em quadrinhos como síntese final de uma representação interdisciplinar. A situação problema empregada aborda uma questão socioambiental, sobre o uso de agrotóxico na sociedade atual. Os resultados são exemplificados a partir de HQs que sinalizam que o jogo de comunicação visual e verbal solicita uma adequada alfabetização por parte do construtor e do leitor e que isso favorece a dialogicidade entre material e leitor. A mediação é fundamental informar e formar e auxiliar o leitor reconhecer os conhecimentos que foram integrados na representação interdisciplinar, usando o jogo de linguagem.
Referências
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.
AVILES, Ivana Elena Camejo; GALEMBECK, Eduardo. Que é aprendizagem? Como ela acontece? Como facilitá-la? Um olhar das teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, n. 3, p. 01-19, 2017.
CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de ciências e a formação inicial de professores de ciências. Dissertação de mestrado apresentada a Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, 2011.
ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar. Revista de Enseñanza de la Física, v. 31, p. 303-310.
FOUREZ, Gérard. Um Método para Construir uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. In: FOUREZ, Gérard; MAINGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
XX GOUVÊA, Sarah Mariane Ormond de; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. Ciências, XI., Florianópolis, p.1-11, 2017.
JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; GAMA, Elton Junior Siqueira. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.
JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; UCHÔA, Adjane Maia. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.
KUNDLATSCH, Aline; SILVEIRA, Camila. A temática soluções nas histórias em quadrinhos: análise de uma atividade desenvolvida com estudantes do ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 36-55, 2018.
LEITE, Bruno Silva. Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, 2017.
MEIRIEU, Philippe. Avaliação das Aprendizagens Interdisciplinares. In: FOUREZ, Gérard; MAINGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.
DE BARROS, Claudia Graziano Paes. Compreensão ativa e criadora-uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso. São Paulo: PUC-SP, 2005. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.
RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro; BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo. VILELA, Túlio. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.