O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências

Visualizações: 253

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542

Palavras-chave:

Conhecimento interdisciplinar, Situação problema socioambiental, Multimodal

Resumo

A integração de imagem e comunicação oral e escrita, contribui para o desenvolvimento de capacidade mais amplas de leitura, pois a reprodução de significados e a organização de conceitos é apresentada em códigos que não podem ser pensados separadamente. Entretanto, temos poucas pesquisas que estudam caminhos para a construção de um texto alternativo com linguagem em quadrinho, num sistema narrativo composto pela linguagem multimodal. Buscando suprir essa carência realizamos o estudo que resultou nas reflexões apresentadas nesse artigo sobre a proposição de integração da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia com a Teoria da Aprendizagem Significativa e a construção de uma história em quadrinhos como síntese final de uma representação interdisciplinar. A situação problema empregada aborda uma questão socioambiental, sobre o uso de agrotóxico na sociedade atual. Os resultados são exemplificados a partir de HQs que sinalizam que o jogo de comunicação visual e verbal solicita uma adequada alfabetização por parte do construtor e do leitor e que isso favorece a dialogicidade entre material e leitor. A mediação é fundamental informar e formar e auxiliar o leitor reconhecer os conhecimentos que foram integrados na representação interdisciplinar, usando o jogo de linguagem.

Biografia do Autor

Luana Cristina Avelino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados e Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciatura Plena em Física com Doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, curso de Física Licenciatura e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. v. 1.

AVELINO, Luana Cristina. ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO REPRESENTAÇÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Diálogos Interdisciplinares, v. 1, n. 8, p. 81-95, 2020.

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de ciências e a formação inicial de professores de ciências. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2011.

ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar. Revista de Enseñanza de la Física, v. 31, p. 303-310.

DIAS, Alexandre Pessoa et al. Agrotóxicos e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. 120 p. (Série Fiocruz Documentos Institucionais. Coleção saúde, ambiente e sustentabilidade, v. 2).

FOUREZ, Gérard. Alfabetización científica y tecnológica: acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Ediciones Colihue SRL, 1997.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; GAMA, Elton Junior Siqueira. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; UCHÔA, Adjane Maia. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.

KUNDLATSCH, Aline; SILVEIRA, Camila. A temática soluções nas histórias em quadrinhos: análise de uma atividade desenvolvida com estudantes do ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 36-55, 2018.

LEITE, Bruno Silva. Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, 2017.

MAYER, Richard E. Multimedia learning. 2 ed. Nova Iorque: Cambridge, 2009.

MAINGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara; FOUREZ, Gérard. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

MEIRA, Mary Luce Melquiades. Impactos dos agrotóxicos à saúde do agricultor. 2018. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Sistemas Agroindustriais) - Programa de PósGraduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar,

Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2018.

MEIRIEU, Philippe. Aprender... sim, mas como? Artmed, 1998.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto, 2012.

SANTOS, Victor João da Rocha Maia. A utilização da linguagem dos quadrinhos no ensino de Ciências da Natureza na educação básica. Tese (doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-graduação em

Educação em Ciências, Química da Vida e da Saúde. Porto Alegre. 2019.

VIANA, Karine Bezerra; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. O emprego de histórias em quadrinhos no ensino de Física. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 3-6, 2017.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Avelino, L. C., & Errobidart, N. C. G. (2023). O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542