O EMPREGO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

The story of work in Comics as educational material for Science teaching

Visualizações: 71

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542

Palavras-chave:

Conhecimento interdisciplinar. situação problema socioambiental. multimodal.

Resumo

A integração de imagem e comunicação oral e escrita, contribui para o desenvolvimento de capacidade mais amplas de leitura, pois a reprodução de significados e a organização de conceitos é apresentada em códigos que não podem ser pensados separadamente. Entretanto, temos poucas pesquisas que estudam caminhos para a construção de um texto alternativo com linguagem em quadrinho, num sistema narrativo composto pela linguagem multimodal. Buscando suprir essa carência realizamos o estudo que resultou nas reflexões apresentadas nesse artigo sobre a proposição de integração da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia com a Teoria da Aprendizagem Significativa e a construção de uma história em quadrinhos como síntese final de uma representação interdisciplinar. A situação problema empregada aborda uma questão socioambiental, sobre o uso de agrotóxico na sociedade atual. Os resultados são exemplificados a partir de HQs que sinalizam que o jogo de comunicação visual e verbal solicita uma adequada alfabetização por parte do construtor e do leitor e que isso favorece a dialogicidade entre material e leitor. A mediação é fundamental informar e formar e auxiliar o leitor reconhecer os conhecimentos que foram integrados na representação interdisciplinar, usando o jogo de linguagem.

Biografia do Autor

Luana Cristina Avelino, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Grande Dourados e Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Nádia Cristina Guimarães Errobidart, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciatura Plena em Física com Doutorado em Educação. Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, curso de Física Licenciatura e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

AVILES, Ivana Elena Camejo; GALEMBECK, Eduardo. Que é aprendizagem? Como ela acontece? Como facilitá-la? Um olhar das teorias de aprendizagem significativa de David Ausubel e aprendizagem multimídia de Richard Mayer. Aprendizagem Significativa em Revista, v. 7, n. 3, p. 01-19, 2017.

CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de ciências e a formação inicial de professores de ciências. Dissertação de mestrado apresentada a Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, 2011.

ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães; CALHEIRO, Lisiane Barcellos. A linguagem em quadrinho como ferramenta para integração de conceitos físicos numa representação interdisciplinar. Revista de Enseñanza de la Física, v. 31, p. 303-310.

FOUREZ, Gérard. Um Método para Construir uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade. In: FOUREZ, Gérard; MAINGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

XX GOUVÊA, Sarah Mariane Ormond de; ERROBIDART, Nádia Cristina Guimarães. Ciências, XI., Florianópolis, p.1-11, 2017.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; GAMA, Elton Junior Siqueira. História em quadrinhos para o ensino de química: contribuições a partir da leitura de licenciandos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 16, n. 1, p. 152-172, 2017.

JUNIOR, Wilmo Ernesto Francisco; UCHÔA, Adjane Maia. Desenvolvimento e avaliação de uma história em quadrinhos: uma análise do modo de leitura dos estudantes. Educación química, v. 26, n. 2, p. 87-93, 2015.

KUNDLATSCH, Aline; SILVEIRA, Camila. A temática soluções nas histórias em quadrinhos: análise de uma atividade desenvolvida com estudantes do ensino médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 36-55, 2018.

LEITE, Bruno Silva. Histórias em quadrinhos e ensino de química: propostas de licenciandos para uma atividade lúdica. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, 2017.

MEIRIEU, Philippe. Avaliação das Aprendizagens Interdisciplinares. In: FOUREZ, Gérard; MAINGAIN, Alain; DUFOUR, Barbara. Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Tradução de Joana Chaves. Lisboa: Instituto Piaget, 2008.

DE BARROS, Claudia Graziano Paes. Compreensão ativa e criadora-uma proposta de ensino-aprendizagem de leitura do jornal impresso. São Paulo: PUC-SP, 2005. Tese de Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005.

RAMA, Angela; VERGUEIRO, Waldomiro; BARBOSA, Alexandre; RAMOS, Paulo. VILELA, Túlio. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. Editora Contexto, 2008

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Avelino, L. C., & Guimarães Errobidart, N. C. (2023). O EMPREGO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: The story of work in Comics as educational material for Science teaching. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542