O emprego de Histórias em Quadrinhos como material didático para o ensino de Ciências
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5542Palavras-chave:
Conhecimento interdisciplinar, Situação problema socioambiental, MultimodalResumo
A integração de imagem e comunicação oral e escrita, contribui para o desenvolvimento de capacidade mais amplas de leitura, pois a reprodução de significados e a organização de conceitos é apresentada em códigos que não podem ser pensados separadamente. Entretanto, temos poucas pesquisas que estudam caminhos para a construção de um texto alternativo com linguagem em quadrinho, num sistema narrativo composto pela linguagem multimodal. Buscando suprir essa carência realizamos o estudo que resultou nas reflexões apresentadas nesse artigo sobre a proposição de integração da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia com a Teoria da Aprendizagem Significativa e a construção de uma história em quadrinhos como síntese final de uma representação interdisciplinar. A situação problema empregada aborda uma questão socioambiental, sobre o uso de agrotóxico na sociedade atual. Os resultados são exemplificados a partir de HQs que sinalizam que o jogo de comunicação visual e verbal solicita uma adequada alfabetização por parte do construtor e do leitor e que isso favorece a dialogicidade entre material e leitor. A mediação é fundamental informar e formar e auxiliar o leitor reconhecer os conhecimentos que foram integrados na representação interdisciplinar, usando o jogo de linguagem.
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