O problema da comunicação e convivência como causa dos conflitos na escola e o papel do discurso do professor mediador escolar e comunitário
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Este artigo apresenta algumas reflexões e análises sobre inadequações que ocorrem no tocante ao uso da linguagem no contexto escolar e que resultam em dificuldade de convivência, propiciadora, muitas vezes, de ações e comportamentos violentos. A fim de efetivar esse estudo com proficiência, foram utilizados, como ponto de partida, alguns excertos de registros de ocorrências escolares. E partir daí, foi elaborado um diálogo com alguns referenciais que tematizam e refletem sobre a importância da linguagem. Em complemento a essa reflexão utilizou-se a apresentação da proposta do professor mediador escolar e comunitário no exercício da mediação de conflitos por meio do uso da palavra.Palavras-chave:Linguagem. Conflito. Escola.Este artigo apresenta algumas reflexões e análises sobre inadequações que ocorrem no tocante ao uso da linguagem no contexto escolar e que resultam em dificuldade de convivência, propiciadora, muitas vezes, de ações e comportamentos violentos. A fim de efetivar esse estudo com proficiência, foram utilizados, como ponto de partida, alguns excertos de registros de ocorrências escolares. E partir daí, foi elaborado um diálogo com alguns referenciais que tematizam e refletem sobre a importância da linguagem. Em complemento a essa reflexão utilizou-se a apresentação da proposta do professor mediador escolar e comunitário no exercício da mediação de conflitos por meio do uso da palavra.Palavras-chave:Linguagem. Conflito. Escola.Downloads
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