Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553

Palavras-chave:

Educação, Escola, Fotografia, Docência.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir, com o auxílio da fotografia, da teoria educacional, da antropologia e da filosofia, sobre as multiplicidades que podem compor uma escola pública, em uma tentativa de romper com essencialismos e binarismos a respeito desse espaço. Para tanto, apresenta-se uma atividade realizada com diferentes estudantes de duas turmas de ensino médio regular, de uma escola estadual, no município de Porto Alegre. Nessa atividade em questão os sujeitos foram convidados a fotografar sua escola tendo em mente a seguinte questão: “qual o significado que a escola tem para você?”. As fotografias registradas por esses sujeitos são, então, analisadas no presente trabalho como forma de possibilitar pensar, a partir dos possíveis significados presentes em cada fotografia, como cada sujeito imagina sua escola e relaciona-se com ela. Esse trabalho possibilita, também, pensar metodologicamente em formas de incluir os sujeitos de modo ativo na produção do conhecimento científico. Ao fim desse trabalho concluímos, a partir da atividade desenvolvida, tecendo algumas considerações sobre a docência como um contínuo processo de criação.

Biografia do Autor

Thiago Vinícius Silva da Luz, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciado em Ciências Sociais (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Educação e Transgressão (GEETRANS/UFRGS).

Rosângela de Fátima Rodrigues Soares, Faculdade de Educação (FACED), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRGS. Membro e pesquisadora do Grupo de estudos em educação e relações de gênero (GEERGE), atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gênero e culturas juvenis.

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Silva da Luz, T. V., & Rodrigues Soares, R. de F. (2022). Fotografando multiplicidades: imaginando os significados da escola. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.5553

Edição

Seção

Artigos