A construção da metáfora em bule de café

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Autores

  • Andréia Lemos de Oliveira UEMS/UFMS
  • Ricardo Magalhães Bulhões UFMS

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre a metáfora em Bule de Café, livro de Luiz Camargo, 2007. Para este estudo nós usamos as reflexões de Aristóteles e as explanações da Teoria  Anglo- Saxã. De acordo com estas teorias, a metáfora permite ao leitor conhecer outro significado do discurso porque ela aparece como um elemento de construção textual que está oculto, portanto seu significado precisa ser descoberto através da leitura e compreensão da narrativa completa.  A construção da metáfora pode começar por dois processos presentes no enunciado literário, o denotativo e o conotativo. Denotação refere-se ao sentido literal de uma palavra, ou seja, a definição do dicionário, a conotação, por outro lado, refere-se às associações que podem estar conectadas a essa palavra por razões emocionais, por exemplo. Em outras palavras, o significado conotativo de uma palavra está ligado ao significado denotativo. Deste modo, a linguagem verbal e não verbal proveniente de Bule de Café fornece uma base para tornar compreensível algumas peculiaridades do discurso metafórico ao longo da narrativa do livro de Luiz Camargo.

Palavras-chave: Conotação e Denotação. Literatura infantil. Metáfora

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

de Oliveira, A. L., & Bulhões, R. M. (2012). A construção da metáfora em bule de café. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(8), 05–18. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/558