A educação estética na pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior

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Autores

  • Jonas Bach Junior UFPR
  • Andreia A. Marin UFTM

Resumo

Este artigo discute a experiência estética no contexto pedagógico Waldorf, como elemento que colabora diretamente para alicerçar o processo educativo das crianças. Revisa-se a concepção de estética adotada por Rudolf Steiner – inspirada em Goethe e Schiller – comparando-a com outros pensadores focados na fenomenologia, como Dufrenne e Quintás. A percepção estética está apoiada no imaginário ativamente trabalhado na psique dos alunos. A imaginação é a estratégia da arte autêntica em deixar o espectador ativo, mergulhado na participação ao criar vínculos corporais do sujeito com o outro, com o meio ambiente. A imagem criada não é cópia da imagem percebida. A atividade da imaginação com fim em si mesma tem como desafio a inércia da imaginação reprodutora. A primeira é fruto da criação humana, a segunda é resultado da influência da indústria cultural e da tecnologia sobre a educação humana.

 

Palavras-chave: imaginário. educação estética. Pedagogia Waldorf.

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

Bach Junior, J., & Marin, A. A. (2012). A educação estética na pedagogia Waldorf: o imaginário e a paisagem interior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(8), 19–34. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/559