Considerações acerca das práticas de alfabetização e letramento na educação infantil em Paranaíba/MS

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Autores

  • Rosangela Sueli Bruno UEMS
  • Estela Natalina Mantovani Bertoletti UEMS

Resumo

O presente artigo vislumbra apresentar a pesquisa de Mestrado em andamento, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba/MS, iniciada em agosto de 2011, cujo tema é O processo de aquisição inicial da língua escrita na Educação Infantil no município de Paranaíba/MS, de 1989 a 2006. A pesquisa tem como objetivo, verificar como crianças de instituições de Educação Infantil de zero a seis anos de idade, no período de 1989 a 2006 da Rede Municipal de Paranaíba/MS, eram atendidas, analisando as práticas de alfabetização e letramento nesta modalidade de ensino, para poder compreender quais eram os métodos utilizados pelos professores com as crianças dessa faixa etária. Para alcançar o objetivo coletou-se variadas fontes documentais e por meio da História Oral realizaram-se algumas entrevistas. Trata-se de pesquisa histórica em Educação, com a tendência teórico-metodológica de História Cultural, a qual concebe a escola dotada de cultura própria.

Palavras-chave: Educação Infantil. História Oral. Fontes documentais. Práticas de Alfabetização e Letramento.

 

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

Bruno, R. S., & Bertoletti, E. N. M. (2012). Considerações acerca das práticas de alfabetização e letramento na educação infantil em Paranaíba/MS. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 3(8), 59–74. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/563