Considerações acerca das práticas de alfabetização e letramento na educação infantil em Paranaíba/MS
Visualizações: 644Resumo
O presente artigo vislumbra apresentar a pesquisa de Mestrado em andamento, vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Paranaíba/MS, iniciada em agosto de 2011, cujo tema é O processo de aquisição inicial da língua escrita na Educação Infantil no município de Paranaíba/MS, de 1989 a 2006. A pesquisa tem como objetivo, verificar como crianças de instituições de Educação Infantil de zero a seis anos de idade, no período de 1989 a 2006 da Rede Municipal de Paranaíba/MS, eram atendidas, analisando as práticas de alfabetização e letramento nesta modalidade de ensino, para poder compreender quais eram os métodos utilizados pelos professores com as crianças dessa faixa etária. Para alcançar o objetivo coletou-se variadas fontes documentais e por meio da História Oral realizaram-se algumas entrevistas. Trata-se de pesquisa histórica em Educação, com a tendência teórico-metodológica de História Cultural, a qual concebe a escola dotada de cultura própria.
Palavras-chave: Educação Infantil. História Oral. Fontes documentais. Práticas de Alfabetização e Letramento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.