Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Saúde escolar, Alfabetização científica, Fake news

Resumo

Práticas de saúde são realizadas no ambiente escolar desde o final do século XIX, com atendimento e procedimentos clínicos que se remetem aos paradigmas higienistas e às ações de saúde coletiva. Atualmente estas práticas são realizadas no âmbito do Programa Saúde na Escola e muitas de suas ações interagem com o currículo de Ciências da Natureza. Neste sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre a importância da alfabetização científica no ensino de ciências e sua aproximação com o Programa Saúde na Escola (PSE). As relações identificadas entre os objetivos e as ações do Programa com os pressupostos da alfabetização científica mostram que a atuação conjunta de profissionais de saúde e professores de Ciências pode potencializar, por exemplo, o enfrentamento das fake news sobre vacinação, o combate ao mosquito Aedes aegypti e o enfrentamento à pandemia de Covid-19, bem como todas as ações do PSE. A ação articulada entre o PSE e os professores de Ciências com os pressupostos da alfabetização científica podem representar uma importante ferramenta de cuidado com a saúde individual e coletiva, resultando em mais saúde para a comunidade e enfrentamento às fake news e ao negacionismo.

Biografia do Autor

Edson Manoel dos Santos, Instituto Federal de Educação

Biólogo, Professor de Ciências Naturais e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Valéria Trigueiro Santos Adinolfi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Santos, E. M. dos, & Adinolfi, V. T. S. (2022). Alfabetização científica no ensino de Ciências: possibilidades na interface com o Programa Saúde na Escola. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5652