Relações étnico-raciais na prática pedagógica dos professores de Educação Física

estudo exploratório em escolas estaduais de Curitiba

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5712

Palavras-chave:

Educação Física, Docência, Relações raciais

Resumo

Esta pesquisa teve delineamento exploratório qualitativo com o objetivo de analisar a forma como a Educação das Relações Étnico-Raciais é contemplada na disciplina de Educação Física em escolas estaduais de Curitiba, Paraná. Para atender ao objetivo foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores, bem como análise dos Planos de Trabalho Docente (PTD) e do Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). Os dados coletados foram submetidos a análise documental interpretativa subjetiva no caso do PPP e PTD e análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016) no caso da entrevista. Como resultado de pesquisa constatou-se que, apesar do tema étnico-racial constar na maioria dos PPPs das escolas, ele quase não é mencionado nos PTDs. Isso ocorre pelo fato dos professores, em geral, não trabalharem com as questões étnico-raciais de modo sistematizado e planejado, mas sim como currículo oculto na sua prática cotidiana. A grande limitação apontada pelos docentes para a realização do trabalho com as relações étnico-raciais é a falta de formação específica sobre a temática, que pode gerar uma sensação de despreparo, insegurança e de não saber como contextualizar a questão étnico-racial com os conteúdos próprios da disciplina.

Biografia do Autor

Francine Cruz Grison, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Educação pela UFPR (2020). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 2006); Especialização em Atividade Física e Saúde (UFPR, 2008); Especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais (UFPR, 2015); Licenciatura em Letras Português/Inglês (UTFPR, 2016). 

Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutor em Educação FÍsica; docente do Instituto Federal de Educação,  Ciência e Tecnologia do Paraná e dos Programas de pós-graduação em Educação, Profissional e Acadêmico, da UFPR.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Grison, F. C., & Gasparotto, G. da S. (2023). Relações étnico-raciais na prática pedagógica dos professores de Educação Física: estudo exploratório em escolas estaduais de Curitiba. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 62–82. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5712