Formação de professores
a contribuição dos institutos federais
Visualizações: 276DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5726Palavras-chave:
formação de professores, oferta de vagas, matrículas, educação superiorResumo
Este artigo tem como objetivo investigar a oferta de cursos de formação de professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e os desafios frente à escassez de professores no país. Os IFs têm como um de seus objetivos a destinação de, no mínimo, 20% de suas vagas totais para os cursos de formação de professores ou programas especiais de formação pedagógica. Passada uma década da implantação dos IFs, qual sua contribuição na oferta de vagas para cursos de formação de professores no Brasil? Os dados para realização das análises foram coletados no InepData e na Plataforma Nilo Peçanha do Ministério da Educação (MEC). A pesquisa apurou que os cursos de formação de professores nos IFs vêm ganhando significativo incremento de vagas em relação aos demais cursos superiores ofertados, principalmente na modalidade a distância. Apesar do crescimento substancial de vagas, ao comparar a oferta de vagas dos cursos de formação de professores em relação às vagas totais – todos os graus de ensino – o percentual das vagas totais para formação de professores representa, na média, 9,5% do percentual estabelecidos na lei 11.892. Ainda que a meta de oferta de vagas de cursos de formação de professores pelos IFs não esteja sendo cumprida na sua totalidade, é inegável a contribuição dessas instituições para formação de docentes. O número de campi implantados fora dos centros urbanos e a infinidade de cursos, em regiões carentes de formação técnica e tecnológica tem possibilitado a muitos estudantes a oportunidades de frequentar o ensino superior.Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, 20 de dezembro de 1996 - LDB. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 05.08.2019.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2008. Vide Decreto nº 7.022, de 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em 10.12.2019.
BRASIL. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica. Concepção e Diretrizes. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&Itemid=30192>. Acesso em 10.10.2019.
BRASIL. Plano Nacional de Educação - PNE. 2014. Disponível em: <http://pne.mec.gov.br/planos-de-educacao>. Acesso em 05.01.2020.
BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2018. Disponível em: https://www.plataformanilopecanha.org/. Acesso em 26.11.2019.
BRASIL. InepData. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC. 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/inep-data. Acesso em 09.08.2019.
BRASIL. Portaria Nº 25, 13 de Agosto de 2015. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. Disponível em: <http://redefederal.mec.gov.br/images/stories/pdf/port_25.pdf>. Acesso em 29.10.2019
CNTE. Política Nacional de Formação de Professores – MEC. Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. 2017. Disponível em: http://www.cnte.org.br/index. php/cnte-informa/1741-cnte-informa-805-30-de-outubro-de-2017/19244-politica-nacional-de-formacao-de-professores-mec.html. Acesso em 29.10.2019.
CIAVATTA, Maria. Universidades tecnológicas: horizonte dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (159-174). In MOLL, Jaqueline e colaboradores. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre. Artmed, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017.
RUIZ, Antonio Ibañez; RAMOS, Mozart Neves; HINGEL, Murílio de Avellar. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. 2007.
UNESCO. The world needs almost 69 million new teachers to reach the 2030 education goals. UIS FACT SHEET, Nº 39. 2016. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/246124eng.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.