Discussão sobre a Educação Especial em cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza em Goiás

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5771

Palavras-chave:

Formação de professores, Disciplinas, Educação especial, Ciências da natureza

Resumo

A Educação Especial deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Discutir a temática na formação de professores é fundamental para a garantia do processo de ensino e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial (PAEE). Este trabalho, objetiva analisar como a Educação Especial vem sendo discutida em cursos de licenciatura em ciências da natureza no Estado de Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em quatro Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás, contemplando nove cursos de ciências da natureza e cento e trinta e três licenciandos. Foram realizados questionários e entrevistas, além da análise dos Projetos Pedagógicos de Curso. Organizou-se os dados em categorias a partir da Análise Textual Discursiva. Todos os cursos investigados possuem a disciplina Libras, que é uma garantia legal, três possuem disciplinas específicas para abordar a temática. Além disso, a maioria dos licenciandos afirmou que essa discussão ocorreu nas disciplinas do núcleo pedagógico oferecidas pelo curso. Observa-se que ainda é pouca a discussão sobre Educação Especial nos cursos de ciências da natureza no Estado de Goiás, sendo necessário que a reflexão seja ampliada garantindo que os licenciandos superem a visão de senso comum de que os alunos PAEE não aprendem.

Biografia do Autor

Fernanda Welter Adams, Secretaria Municipal de Educação de Catalão

Professora da prefeitura Municipal de Catalão no Ensino Fundamental 1.Tutora Presencial do Curso de Formação Pedagógica do Instituto Federal Goiás. Foi Supervisora Voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) vinculado ao Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano/Campus Morrinhos com vigência 01/08/2018 a 31/01/2019. Foi tutora Tutora a Distância - (Plataforma Moodle-UFG/CIAR) do "Curso de Aperfeiçoamento em Letramento para o Estudante com Deficiência?. Mestre em Educação (2018) pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão com pesquisa na linha Práticas Educativas, Políticas Educacionais e Inclusão sob orientação da Profª Dra. Dulcéria Tartuci. Atua no Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Práticas Educativas e Inclusão (Neppein) onde tem se dedicado a pesquisar sobre a Formação de Professores de Ciências da Natureza na perspectiva da educação especial e inclusão escolar e no no grupo de pesquisa Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC, da Universidade Federal de Catalão. Especialista em " Metodologias do Ensino da Química" pela AVM Faculdade Integrada (2016) .Graduada Licenciatura em Química (2014) pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão , onde foi Bolsista PIBID e desenvolveu pesquisa na área de Ensino de Química, com ênfase em Jogos Didáticos e ensino CTS e licenciada em Pedagogia pelo Instituto Maximus (2019), onde desenvolveu pesquisa sobre o ensino de ciências na educação infantil

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Adams, F. W. (2023). Discussão sobre a Educação Especial em cursos de Licenciatura da área de Ciências da Natureza em Goiás. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 114–133. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5771