OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review
Visualizações: 263DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781Palavras-chave:
Revistas Pedagógicas, Saberes profissionais, Ensino de álgebra, Circulação de ideias, História da educação matemáticaResumo
No final do século XIX surgem discussões acerca da inserção da Álgebra no ensino elementar estadunidense. Uma comissão é então formada para propor mudanças para a instrução elementar daquele país e, em 1895, seu relatório é publicado na revista Educational Review, no qual pode-se observar a proposta de uma Álgebra no sétimo e oitavo ano do ensino elementar. Assim, buscou-se caracterizar as ideias que circulavam acerca desta temática, disseminadas pela revista Educational Review, e os saberes para ensinar vinculados a esta Álgebra. Uma seleção das publicações da revista, entre os anos de 1891 e 1921, foi realizada tendo a temática como ponto central, sendo o software IRaMuTeQ utilizado no processo de seleção dos textos para análise, levando a um conjunto de 16 textos. Percebeu-se um movimento a favor da inserção da Álgebra no ensino elementar, centrada em equações, do primeiro e segundo grau, em sistemas lineares e com aplicação principal na resolução de problemas complexos de Aritmética. Nesse sentido, os saberes para ensinar relativos a esta Álgebra na formação do professor estariam então vinculados aos conteúdos propostos para a instrução elementar, bem como o uso desta Álgebra como instrumento para a Aritmética.Referências
Publicações analisadas
COLLINS, J. V. The superintendent and the course in arithmetic. Educational Review, vol. 27, p. 83-89, 1904.
DOUGHERTY, N. C. The value of latin and algebra in the eighth school year. Educational Review, vol. 17, p. 178-181, 1899.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 3, p. 308-309, 1892a.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 4, p. 99-100, 1892b.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 4, p. 416, 1892c.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 5, p. 103-104, 1893a.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 5, p. 308-309, 1893b.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 7, p. 207, 1894.
EDITORIAL. Educational Review, vol. 10, p. 508-509, 1895.
EVANS, G. W. Algebra in Elementary Schools. Educational Review, vol. 28, p. 305-309, 1904.
HARRIS, W. T.; GREENWOOD, J. M.; GILBERT, C. B.; JONES, L. H.; MAXWELL, W. H. Report of The Sub-Committee On The Correlation Of Studies In Elementary Education. Educational Review, vol. 9, p. 230-303, 1895.
HART, A. B. REFORM IN THE GRAMMAR SCHOOLS AN EXPERIMENT AT CAMBRIDGE, MASS. Educational Review, vol. 4, p. 253-269, 1892.
NOTES AND NEWS. Educational Review, vol. 59, p. 445-446, 1920.
SLOCUM, S. E. Geometry in the elementary school. Educational Review, vol. 54, p. 230-303, 1917.
STUART, G. A. The relations between high schools and elementary schools. Educational Review, vol. 22, p. 405-409, 1901.
WILSON, T. L. The gap between the elementary and the secondary school. Educational Review, vol. 46, p. 295-299, 1913.
Referências
BURKE, Peter. O que é história do conhecimento? Tradução Claudia Freire. – 1ª ed.- São Paulo: Ed. Unesp, 2016.
BASTROS FILHO, R. A.; PINTO, N. M. de A.; FIÚZA, A. L. de C.; BARROS, V. A. M. de. Segregação socioespacial: uma meta-análise dos trabalhos publicados em periódicos a partir da aprovação do estatuto da cidade (2001-2017). HOLOS, Ano 33, Vol. 08, p. 298-320, 2017.
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar: novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. v. 1. 80p.
BIENEMANN, B.; RUSCHEL, N. S.; CAMPOS, M. L.; NEGREIROS, M. A.; MOGRABI, D. C. Self-reported negative outcomes of psilocybin users: A quantitative textual analysis. PLoS ONE, v. 15, n. 2, p. 1-14, 2020.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.
CATANI, D. B. A imprensa periódica educacional: as revistas de ensino e o estudo do campo educacional. Educação e Filosofia, 10 (20), p. 115-130, jul./dez., 1996.
CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berthand do Brasil, 1990. Tradução de: Maria Manuela Galhardo.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, Wagner Rodrigues (Org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 113-172.
NEA. Journal of proceedings and addresses: session of the year 1895 held at Denver, Colorado. Saint Paul: NEA, 1895.
NEA. Report of the committee of ten on secondary school studies. Nova York: American Book Company, 1894.
RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A. A Comissão dos Quinze e os Primeiros Movimentos Acerca do Ensino da Álgebra na Escola Primária Brasileira. Acta Scientiae, v. 21, n. 6, p. 150-172, 2019.
RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A. A formação de professores do ensino elementar segundo a Comissão dos quinze: forma escolar e os saberes para ensinar. Educar em Revista, v. 37, e75114, 2021.
VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, v. 2, n. 2, p. 28-49, 2007.
VALENTE, W. R. Saber objetivado e formação de professores: Reflexões pedagógico-epistemológicas. História da Educação, Santa Maria, v. 23, p. 1 - 22, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.