Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos

narrativas docentes

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784

Palavras-chave:

Formação docente, Educação de estudantes surdos, Abordagens teórico-metodológicas, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo objetivou identificar e analisar as abordagens teórico-metodológicas que predominaram na formação de docentes atuantes com estudantes surdos em um município de Santa Catarina e compreender como elas repercutem nas práticas pedagógicas. A coleta de materialidades empíricas aconteceu por meio das entrevistas narrativas com professores que atuam ou atuaram com estudantes surdos nos últimos 36 anos, período de existência de educação especial para surdos no município investigado. Participaram do estudo cinco professoras, definidas pelo critério de maior tempo na educação de surdos em cada década, sendo três ouvintes (representantes do período de 1980 a 2010) e duas surdas (que exercem a docência atualmente).  O material coletado foi organizado em agrupamentos temáticos, levando em consideração a relevância e recorrência das narrativas, e foi examinado pela perspectiva da Análise do Discurso com base em referenciais foucaultianos. Concluímos que as diferentes verdades acerca da educação de estudantes surdos instituídas nos distintos contextos históricos e geográficos, se manifestam em diferentes abordagens teórico-metodológicas. Constatamos que os efeitos de poder e de verdade que subjetivam os profissionais em cada tempo, reverberam em políticas educacionais e práticas pedagógicas identificadas, também, no cenário da pesquisa aqui relatada.

Biografia do Autor

Anderson Luchese, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduado em Pedagogia, habilitação Educação Especial; Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE); e Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na). Professor efetivo na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Diretora de Ensino na Unochapecó no período de 2009 a 2016.  Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó); integrante da Linha de Pesquisa Diversidade, interculturalidade e educação inclusiva; líder do Grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó); integrante dos grupos de pesquisa Ensino e Formação de professores (Unochapecó); e Práticas Educativas e GEPE- Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão (UFSM). Autora e organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos científicos publicados em periódicos Qualis Capes.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Luchese, A., & Pieczkowski, T. M. Z. (2023). Concepções e práticas na escolarização de estudantes surdos: narrativas docentes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5784