Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785

Palavras-chave:

ENEM, Pandemia, Covid-19, Política Pública, Desigualdade.

Resumo

Um dos objetivos de políticas públicas educacionais é o desenvolvimento de um sistema escolar que combine qualidade e equidade, sendo justo em igualdade de oportunidades para diferentes grupos sociais e alcançando excelência de desempenho. Atualmente, o impacto causado pela pandemia de covid-19 na educação afetou boa parte dos estudantes em todo o mundo. Professores, educadores, pais e gestores têm feito esforços para que o processo educacional não seja interrompido, mas ensinar em períodos de isolamento social com garantias de igualdade entre todos os indivíduos é uma atividade desafiadora. Os objetivos deste artigo são apresentar os conceitos de eficácia escolar e identificar, a partir de análises descritivas, as distribuições de variáveis como escolaridade materna e renda familiar por região, discutindo o quanto a ausência de aulas presenciais poderá interferir no desempenho de alunos de baixa renda de escolas públicas em todo o Brasil. Os resultados mostram a desigualdade social no país e os desafios que estão por vir para que não haja um abismo ainda maior do que o atual no que tange o acesso educação superior gratuita no Brasil. Os estudos aqui apresentados podem servir como base para gestores na discussão sobre políticas públicas educacionais.

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Publicado

02/11/2021

Como Citar

de Moraes, C. P., Peres, R. T., & Pedreira, C. E. (2021). Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 635–658. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785