Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Monitoria Acadêmica, Gestão Estratégica

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação com intervenção direta para atenuar um problema comum a monitoria acadêmica. Diversas alternativas já foram aplicadas na gestão das informações oriundas do processo de monitoria acadêmica, tais como reuniões, treinamentos, registros obrigatórios, grupos de estudos, no entanto, todos estes são ações que refletem o estado posterior ao ensino de sala de aula. Alternativas que inserem um sistema de informação também são a forma mais comum de se registrar o passado sendo ainda uma limitação prever tendências e apoiar de maneira mais estratégica a reprogramação tanto de conteúdo quanto de calendário da disciplina em tempo de execução. Assim, este artigo discute o processo de reestruturação das aulas, considerando seu planejamento e execução, com uma abordagem por um sistema de informação com tecnologia de inteligência analítica no intuito de melhorar o processo.  Procurou-se responder ao longo da discussão como a apresentação de informações da percepção da aula ministrada contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apresentados aqui reforçam a importância do programa de monitoria acadêmico no apoio à melhoria da qualidade do ensino, principalmente considerando que um sistema de informação consolida os dados para uma tomada de decisão pelos gestores universitários.

Biografia do Autor

Eduardo Filgueiras Damasceno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciências, pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências da Computação, Bacharel em Informática, Tecnólogo em Processamento de Dados. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias da UTFPR

Rosianne Silva Valter, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela MUST University, Esp. Em Educação Especial, Licenciada em Pedagogia, docente da UTFPR Campus Cornélio Procópio.

Armando Paulo da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para Ciência, pela UNESP, Campus Bauru, Mestre em Engenharia de Produção, Licenciado em Matemática. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias da UTFPR.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Damasceno, E. F., Valter, R. S., & Silva, A. P. da. (2022). Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787