Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica

Visualizações: 297

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Monitoria Acadêmica, Gestão Estratégica

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa-ação com intervenção direta para atenuar um problema comum a monitoria acadêmica. Diversas alternativas já foram aplicadas na gestão das informações oriundas do processo de monitoria acadêmica, tais como reuniões, treinamentos, registros obrigatórios, grupos de estudos, no entanto, todos estes são ações que refletem o estado posterior ao ensino de sala de aula. Alternativas que inserem um sistema de informação também são a forma mais comum de se registrar o passado sendo ainda uma limitação prever tendências e apoiar de maneira mais estratégica a reprogramação tanto de conteúdo quanto de calendário da disciplina em tempo de execução. Assim, este artigo discute o processo de reestruturação das aulas, considerando seu planejamento e execução, com uma abordagem por um sistema de informação com tecnologia de inteligência analítica no intuito de melhorar o processo.  Procurou-se responder ao longo da discussão como a apresentação de informações da percepção da aula ministrada contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os resultados apresentados aqui reforçam a importância do programa de monitoria acadêmico no apoio à melhoria da qualidade do ensino, principalmente considerando que um sistema de informação consolida os dados para uma tomada de decisão pelos gestores universitários.

Biografia do Autor

Eduardo Filgueiras Damasceno, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ciências, pela Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências da Computação, Bacharel em Informática, Tecnólogo em Processamento de Dados. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias da UTFPR

Rosianne Silva Valter, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Master of Science in Emergent Technologies in Education, pela MUST University, Esp. Em Educação Especial, Licenciada em Pedagogia, docente da UTFPR Campus Cornélio Procópio.

Armando Paulo da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação para Ciência, pela UNESP, Campus Bauru, Mestre em Engenharia de Produção, Licenciado em Matemática. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Ciências e Novas Tecnologias da UTFPR.

Referências

ACITO, F., & KHATRI, V. Business Analytics: Why now and what next?. Business Horizons, 57(5), 565-570. 2014.

AMATO, Danila Tavares e REIS, Augusto Da Cunha. A percepção dos monitores sobre o programa de monitoria do Ensino Superior do CEFET/RJ. Scientia Plena, v. 12, n. 7, p. 1–10, 2016.

BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação. [S.l.]: Editora Saraiva, 2017.

CAVALCANTI, C. X., OLIVEIRA, M. P. V., & BRONZO, M. Alcançando a inovação em processos por meio da abordagem analítica. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 2, p. 125-135, 2016.

CHAVES, M. J. C., DA SILVA BARBOSA, E., & NÓBREGA-THERRIEN, S. M., Influência da monitoria acadêmica na formação do ser docente na enfermagem: um relato de experiência. Revista Cocar, v. 11, n. 22, p. 202-227, 2017.

DA CUNHA FIGUEIREDO, T., FILIPPIN, N. T., & VENDRUSCULO, A. P. Percepção dos discentes de fisioterapia acerca da monitoria acadêmica. Fisioterapia Brasil, v. 17, n. 5, p. 450-456, 2016.

DA SILVA, R. A., SILVA, F. C. A., & GOMES, C. F. S. O uso do Business Intelligence (BI) em sistema de apoio à tomada de decisão estratégica. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 2780-2798, 2016.

DE AZEVEDO, C. R. L., de FARIAS, M. E. L., & BEZERRA, C. C.. Monitoria acadêmica em uma disciplina semipresencial: relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p. e39942788-e39942788, 2020.

DE OLIVEIRA, G. C., DE SOUZA, F. P., & DA SILVA, E. N. Papel da monitoria na formação acadêmica: um relato de experiência. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, n. 2.0, 2019.

DE OLIVEIRA, P.C. NAKAYAMA, M.K. Operacionalização de uma grounded theory: o percurso metodológico. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, n. 12, p. 572-594, 2018.

GOMES, L.F.A.M., MORENO JR., V.A. WOITOWICZ, B.B.C., LUCAS, S.M.F Uma Abordagem Multicritério Para A Seleção De Ferramentas De Business Intelligence Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 10, n. 2, artigo 5, 2011.

JESUS, Oliveira De e colab. PROGRAMAS DE MONITORIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 4, p. 61–86, 2012.

JÚNIOR, C. A. V. DA S., WEBER, I. E WEBER, A. DE O. S. Análise Dos Índices De Evasão E Retenção Do Curso De Engenharia”, in anais do COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 2014.

KOPKE, Alexandre Moraes. Monitoria: Um Aprendizado Sobre a Docência. 2006, [S.l: s.n.], 2006. p. 584–589.

LEITE, F. Raciocínio e procedimentos da Grounded Theory Construtivista. Questões Transversais, v. 3, n. 6, 2016.

MAGALHÃES, E.A., SILVEIRA S.F. R, ABRANTES, L.A., FERREIRA, M.A.M., WAKIM, V.R. Custo do ensino de graduação em instituições federais de ensino superior: o caso da Universidade Federal de Viçosa”, Revista de Administração Pública, 44(3), 2011.

NATÁRIO, Elisete Gomes e SANTOS, Acácia Aparecida Angeli Dos. Monitor program for university education. Estudo de Psicologia - Campinas, v. 27, n. 3, p. 355–364, 2010.

O’BRIEN, James A e MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação. [S.l.]: AMGH, 2013.

SILVA, C. R. da. A metodologia grounded theory na produção de conhecimento em computação. Revista Brasileira Multidisciplinar, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 145-157, 2020. DOI: 10.25061/2527-2675/ReBraM/2020.v23i2.685.

STEFANELLO, F., JUNIOR, M. L. J., & BEATRICI, A. F. A Monitoria Acadêmica Com Estudantes Do Ensino Técnico E A Intervenção Na Aprendizagem. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, 2017.

TONINI, A.M. e LIMA, M.L.R. Atividades Complementares: Uma Abordagem Pedagógica para Mudar o Ensino de Engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 28, n. 1, p. 36–44, 2014.

VICENZI, C. B., de CONTO, F., FLORES, M. E., ROVANI, G., FERRAZ, S. C. C., & MAROSTEGA, M. G. A monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica. Revista Ciência em Extensão, v. 12, n. 3, p. 88-94, 2016.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Damasceno, E. F., Valter, R. S., & Silva, A. P. da. (2022). Melhoria Do Processo De Execução De Aulas Por Meio De Dados Analíticos Do Programa De Monitoria Acadêmica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5787