Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Ação dos Jesuítas, Álgebra, Ensino Secundário.

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um livro de álgebra, escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler, para escolas secundárias do sul do Brasil, no ano de 1925. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com análise de fonte documental e referencial teórico-metodológico na pesquisa histórica e imprensa pedagógica. O alemão Schuler veio ao Brasil, no ano de 1879. Volta para Europa, cinco anos depois, para cursar Teologia, ordenando-se sacerdote. Retorna em 1889 e circula por colégios da Ordem no sul do Brasil, lecionando Matemática, Filosofia e Línguas. O jesuíta atuou na fundação do Colégio Catarinense, em nível secundário, e da Escola São José, também de Santa Catarina. Foi autor de quatro livros de aritmética e um de álgebra. O livro de álgebra prática está organizado em volume único, apresenta quatro capítulos e aborda noções gerais de álgebra, operações algébricas, equações do 1º grau e equações do 2º grau. A partir do estudo realizado, constatou-se que o principal tipo de atividade proposta no livro de álgebra prática é a resolução de problemas relacionados com situações reais, evidenciando-se uma tendência para o método de ensino intuitivo.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. 

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS. 

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

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Publicado

13-12-2021

Como Citar

Kuhn, M. C., & Britto, S. L. M. (2021). Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797

Edição

Seção

Artigos Temáticos