Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler

Visualizações: 146

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Ação dos Jesuítas, Álgebra, Ensino Secundário.

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar um livro de álgebra, escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler, para escolas secundárias do sul do Brasil, no ano de 1925. A pesquisa tem abordagem qualitativa, com análise de fonte documental e referencial teórico-metodológico na pesquisa histórica e imprensa pedagógica. O alemão Schuler veio ao Brasil, no ano de 1879. Volta para Europa, cinco anos depois, para cursar Teologia, ordenando-se sacerdote. Retorna em 1889 e circula por colégios da Ordem no sul do Brasil, lecionando Matemática, Filosofia e Línguas. O jesuíta atuou na fundação do Colégio Catarinense, em nível secundário, e da Escola São José, também de Santa Catarina. Foi autor de quatro livros de aritmética e um de álgebra. O livro de álgebra prática está organizado em volume único, apresenta quatro capítulos e aborda noções gerais de álgebra, operações algébricas, equações do 1º grau e equações do 2º grau. A partir do estudo realizado, constatou-se que o principal tipo de atividade proposta no livro de álgebra prática é a resolução de problemas relacionados com situações reais, evidenciando-se uma tendência para o método de ensino intuitivo.

Biografia do Autor

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Coordenador do Polo UAB do IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Membro da Câmara de Ensino do IFSul.

Membro titular da Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, representando a grande área de Ciências Exatas e da Terra.

Membro titular do Conselho Editorial da Editora IFSul.

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. 

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS. 

Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Referências

AUTOR A, 2016.

AUTORES A e B, 2020.

CATANI, Denice Bárbara; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Educação em revista: A imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, 1997.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

COSTA, David Antonio da. As concepções e contribuições de Pestalozzi, Grube, Parker e Dewey para o ensino da aritmética no nível elementar: o conceito de número. História da Educação, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 42, p. 37-59, jan./abr. 2014.

DALLABRIDA, Norberto. O grupo escolar arquidiocesano São José e a (re)produção das classes populares em Florianópolis. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 22., 2003, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: ANPUH, 2003. p. 1-8.

FARIA, Juliano Espezim Soares. O ensino de Matemática da Academia de Comércio de Santa Catarina na década de 1930 e 1940. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

HERNANDEZ DIAZ, José María (org.). La prensa de los escolares y estudiantes: su contribucion al patrimonio historico educativo. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2015.

KREUTZ, Lúcio. Material didático e currículo na escola teuto-brasileira. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994.

KREUTZ, Lúcio. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Porto Alegre: Ed. da UFRGS; Caxias do Sul: EDUCS, 1991.

AUTOR B, 2015.

AUTOR B, 2017a.

AUTOR B, 2017b.

LEITE, Luiz Osvaldo. Jesuítas cientistas no sul do Brasil. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

LEITE, Luiz Osvaldo. Os Jesuítas no Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 10 de outubro de 2014. Entrevista concedida ao Autor A.

MAURO, Suzeli. Uma história da matemática escolar desenvolvida por comunidades de origem alemã no Rio Grande do Sul no final do século XIX e início do século XX. 2005. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2005.

O ECO: revista ilustrada para a mocidade brasileira. Tipografia do Centro: Porto Alegre, 1965. v. 6.

O ECO: revista ilustrada para a mocidade brasileira. Tipografia do Centro: Porto Alegre, 1940. v. 10.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

RAMBO, Arthur Blásio. A escola comunitária teuto-brasileira católica. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1994.

RAMBO, Arthur Blásio. A escola comunitária teuto-brasileira católica: a associação de professores e a escola normal. São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1996.

SCHULER, Luiz. Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares. Porto Alegre: Typografia do Centro, 1925.

SCHULER, Luiz. Ensino de Arithmetica: parte theorica. 3. ed. correcta e alterada. São Leopoldo/RS: Typografia do Centro, 1904.

SPOHR, Inácio. Memória de 665 jesuítas da Província do Brasil meridional. Porto Alegre: Padre Reus, 2011.

VALENTE, Wagner Rodrigues. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT – Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, SC, v. 2.2, p. 28-49, 2007.

WANDERER, Fernanda. Escola e Matemática Escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã no Rio Grande do Sul. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Práticas de gestão e feminização do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, SP, v. 35, n. 126, p. 609-634, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

Kuhn, M. C., & Britto, S. L. M. (2021). Elementos de Álgebra Prática para o uso das Escolas Complementares: um livro escrito pelo padre jesuíta Luiz Schuler. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(36). https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5797

Edição

Seção

Artigos Temáticos