Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ciclo de Kelly. Aplicativo FISAPP., Ensino de Física, Ciclo de Kelly, Aplicativo FISAPP

Resumo

A influência do celular sob a vida do homem moderno cresce diariamente, tornando-o mais dependente dos recursos oferecidos por ele. Em contrapartida, o uso dessa ferramenta em sala de aula ainda é um tabu. Este trabalho propõe o uso do aplicativo FISAPP em uma sequência pedagógica com base no ciclo de Kelly, como uma ferramenta adicional no ensino de Eletricidade e Magnetismo, do 3º ano do Ensino Médio, em tópicos sobre corrente elétrica. A sequência didática é dividida em cinco momentos. A construção do FISAPP foi feita via plataforma livre e gratuita, planejado para trazer conteúdos, curiosidades e questionamentos através de uma linguagem simples, dinâmica e lúdica. Os resultados qualitativos indicam que houve maior interesse e motivação no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo estudado com o uso do aplicativo, relacionados diretamente com as vivências experienciadas pelos discentes, o que trouxe maior significado e importância ao ensino. O ciclo de Kelly favorece uma estrutura mais sólida de ensino e aprendizado. Na perspectiva discente, o FISAPP contribui de forma mais direta na etapa de confirmação do ciclo de Kelly.

Biografia do Autor

Lázaro Luis de Lima Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Piauí(2007), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco(2009) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), lotado no Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatítica. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Membro do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do polo 9, na UFERSA.

Jusciane da Costa e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), lotada no Departamento de Ciências Naturais, Matemática e Estatítica. Membro do corpo docente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do polo 9, na UFERSA.

Francisco Bismak Freire Batista, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO e Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(2015), atualmente é professor - Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande Do Norte. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações. É mestre em Ensino de Física pela UFERSA.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

de Lima Sousa, L. L., e Silva, J. da C., & Batista, F. B. F. (2023). Uso do aplicativo FISAPP no ciclo de Kelly para complementação de estudos sobre corrente elétrica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 134–149. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5804