Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838Palavras-chave:
Educação Infantil, Ensino de Matemática, Formação continuada em grupos colaborativosResumo
Este artigo traz análises referentes ao trabalho colaborativo desenvolvido em um grupo de investigação constituído de professores, sobre questões relacionadas ao ensino de matemática. O recorte apresentado enfoca as reuniões e discussões que ocorreram sobre aspectos relacionados à Educação Infantil e suas principais conexões com a Base Nacional Comum Curricular. Estudamos temas que emergiram das demandas das professoras, sobre os quais elaboramos atividades desenvolvidas com as crianças em diferentes contextos educacionais. Tomamos por metodologia o estudo documental de narrativas colaborativas que fazem a memória de encontros. As narrativas apresentam o diálogo ocorrido nos encontros, as leituras realizadas para sua preparação, as estratégias de ação didática construídas pelas professoras, as observações feitas nas salas onde atuam, as contribuições individuais para a potencial formação de todas. Analisamos as narrativas, buscando atender ao seguinte questionamento: que práticas de ensino e aprendizagem de matemática na/para/da educação infantil são desenvolvidas por professores que participam de um grupo de estudos com características colaborativas? Como resultados, indicamos que a formação em grupos colaborativos oportuniza a apropriação de conceitos matemáticos, a ampliação do repertório de práticas pedagógicas e a afirmação de identidade docente num ambiente onde os êxitos, as dificuldades e as ansiedades são tratadas respeitosamente.
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