Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838

Palavras-chave:

Educação Infantil, Ensino de Matemática, Formação continuada em grupos colaborativos

Resumo

Este artigo traz análises referentes ao trabalho colaborativo desenvolvido em um grupo de investigação constituído de professores, sobre questões relacionadas ao ensino de matemática. O recorte apresentado enfoca as reuniões e discussões que ocorreram sobre aspectos relacionados à Educação Infantil e suas principais conexões com a Base Nacional Comum Curricular. Estudamos temas que emergiram das demandas das professoras, sobre os quais elaboramos atividades desenvolvidas com as crianças em diferentes contextos educacionais. Tomamos por metodologia o estudo documental de narrativas colaborativas que fazem a memória de encontros. As narrativas apresentam o diálogo ocorrido nos encontros, as leituras realizadas para sua preparação, as estratégias de ação didática construídas pelas professoras, as observações feitas nas salas onde atuam, as contribuições individuais para a potencial formação de todas. Analisamos as narrativas, buscando atender ao seguinte questionamento: que práticas de ensino e aprendizagem de matemática na/para/da educação infantil são desenvolvidas por professores que participam de um grupo de estudos com características colaborativas? Como resultados, indicamos que a formação em grupos colaborativos oportuniza a apropriação de conceitos matemáticos, a ampliação do repertório de práticas pedagógicas e a afirmação de identidade docente num ambiente onde os êxitos, as dificuldades e as ansiedades são tratadas respeitosamente.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid, PUC-CAMPINAS

Mestra e Doutora em Educação: Educação Matemática. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Campinas, atuando como coordenadora do referido programa. 

Alessandra Rodrigues Almeida, PUC-CAMPINAS e UNICAMP

Mestra em Psicologia da Educação e Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Pedagogia e Matemática.

Jussara Cristina Barboza Tortella, PUC-CAMPINAS

Mestra e Doutora em Educação pela Unicamp. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Graduada em Pedagogia.

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Megid, M. A. B. A., Almeida, A. R., & Tortella, J. C. B. (2023). Afetamentos de uma Formação Continuada em Grupo Colaborativo com Professores da Infância. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5838