Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema

Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961)

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858

Palavras-chave:

Professores, línguas estrangeiras modernas, C.A.D.E.S

Resumo

Este trabalho focaliza a história da docência no Ensino Secundário, durante a vigência da Lei Orgânica do Ensino Secundário, Decreto-lei Nº 4.244, de 9 de abril de 1942 (1942-1961), e apresenta características da formação e do aperfeiçoamento dos professores de línguas estrangeiras modernas dos estabelecimentos de ensino secundário na parte sul do estado de Mato Grosso, nesse período. Trata-se de uma pesquisa histórico- documental tendo como fontes: teses e dissertações sobre ensino secundário na região e documentação acessada nos Arquivos Digitalizados da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado e nos arquivos do Professor José Pereira Lins, armazenados no CDR (Centro de Documentação Regional) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). As análises confirmaram que os professores de línguas estrangeiras na região e no período estudados não tinham formação docente caracterizados como “professores leigos”. Por exigências legais, obtiveram registro de professores após cursos da C.A.D.E.S e aprovação nos exames de suficiência. Conclui-se que a proposta de “profissionalizar” a docência no ensino secundário explicitada na Reforma Francisco Campos em 1931, que se completaria com a formação pelas Faculdades de Educação Ciências e Letras, foi muito lenta e desigual nas várias regiões do país.

Biografia do Autor

Eurize Caldas Pessanha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

é licenciada em Letras e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos, obteve o título de Mestre em Educação na PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1976, e o Doutorado em Educação pela USP - Universidade de São Paulo, em 1992. Realizou estágio de pós-doutorado, como bolsista da CAPES, no Departamento de Curriculum and Instruction na University of Wisconsin - Madison, em 1999 e, em 2010, concluiu estágio de pós-doutorado na Texas A&M University em College Station, Texas, Estados Unidos. Atualmente é professora credenciada como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (2017-1020) e professora titular aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Suas pesquisas e produção focalizam as temáticas: cultura escolar, história das disciplinas escolares, currículo e professor. Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura escolar (Diretório de Grupos de Pesquis/CNPq). Construiu e coordenou até maio de 2016 a Linha de \pesquisa Escola, cultura e disciplinas escolares no Programa de Pós-graduação em Educação-CCHS/UFMS. Desenvolve atualmente projeto de pesquisa: IDENTIDADE DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL NOS SUPORTES MATERIAIS PARA ENSINAR DISCIPLINAS (1931-1971). Membro da diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação e pesquisadora-bolsista do CNPq na área de História da Educação.

Marta Banducci Rhae, UNIVERSIDADE FEDERA DE MATO GROSSO DO SUL

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Faculdade de Artes, Letras e Comunicação.

Pâmilla Nataly Miguelão Hellmann, UNIVERSIDADE FEDERA DA GRANDE DOURADOS - UFGD

Professora de escola pública

Mestranda em Educação/FAED - UFGD

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Pessanha, E. C., Rhae, M. B., & Hellmann, P. N. M. (2023). Docência no Ensino Secundário Durante a Reforma Capanema: Um Recorte Regional e Disciplinar (1942-1961). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 150–169. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5858