Introdução à programação em Python utilizando smartphone

Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876

Palavras-chave:

Educação, Construcionismo, Ensino Móvel, Ensino programação, Educação Superior

Resumo

O ensino-aprendizagem de programação é algo desafiador tanto para o aluno quanto para o professor. Dentre os maiores desafios podemos citar: o que fazer para manter os estudantes motivados, como facilitar o entendimento do conteúdo e evitar a exclusão de alunos com poucos recursos. Para tanto, 53 alunos da disciplina de Programação Imperativa conseguiram aprender a programar a partir do uso de smartphones no aplicativo QPython, com o auxílio do aporte teórico de ensino construcionista de Seymour Papert, em conjunto com o WhatsApp, todos tiveram um acompanhamento diário. O objetivo deste artigo é descrever como o método foi aplicado, apresentar em quais conteúdos os alunos encontraram mais dificuldades e discutir a análise feita a partir das informações obtidas. Os resultados mostram que a intervenção realizada obteve sucesso, principalmente no que diz respeito ao aumento da
taxa de aprovados e redução da evasão acadêmica.

Biografia do Autor

Elisrenan Barbosa Silva, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Tiradentes, Pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação, mestrando em Ciência da Computação e Professor voluntário na Universidade Federal de Sergipe.

Daniel Oliveira Dantas, Universidade Federal de Sergipe

Professor do Departamento de Computação (DCOMP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da
Computação (PROCC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Suas principais áreas de interesse são
processamento paralelo, de imagens médicas e de biossinais.

Kalil Bispo Araujo, Universidade Federal de Sergipe

Professor Doutor em Ciência da Computação no DCOMP-UFS desde 2013. Suas principais áreas de interesse
são Sistemas Distribuídos, Rede de Sensores sem FIo e Internet das Coisas

Referências

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Publicado

14-06-2023

Como Citar

Silva, E. B., Dantas, D. O., & Araujo, K. B. (2023). Introdução à programação em Python utilizando smartphone: Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876