Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência

Visualizações: 423

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879

Palavras-chave:

Gestão do ensino, Pandemia, Formação Humana.

Resumo

GESTÃO DAS LICENCIATURAS DA UERN NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 

MANAGEMENT OF UERN'S LICENSES IN THE CONTEXT OF PANDEMIA: AN EXPERIENCE REPORT

HRESUMO 

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com sede no interior do estado Potiguar, possui 30 cursos de licenciaturas. A referida Instituição disponibiliza para as redes públicas e privadas o maior número de professores para a educação básica. Neste texto, o objetivo é apresentar o desafio da gestão dos cursos de licenciaturas, no contexto da pandemia, no que se refere às ações institucionais que congregam os programas formativos e a dinâmica para o assessoramento aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC). Para isso, propomos como metodologia um relato de experiência, expondo informações sobre o movimento institucional relacionado com a dinâmica das licenciaturas. Esperamos, nesse direcionamento, refletirmos acerca da estrutura curricular dos cursos e como resultados registrarmos a prática e o diálogo institucional, que neste tempo atípico de pandemia nos desafia a continuarmos convictos da necessidade de revisão das nossas práticas como exige “um novo normal”.

   

Palavras-chave: Gestão do ensino; Pandemia; Formação Humana.

    

RESUME

The State University of Rio Grande do Norte (UERN), based in the interior of the state of Potiguar, has 30 undergraduate courses. The said Institution makes available to the public and private networks the greatest number of teachers for basic education. In this text, the objective is to present the challenge of managing undergraduate courses, in the context of the pandemic, with regard to the institutional actions that bring together training programs and the dynamics for advising on Pedagogical Course Projects (PPC). For that, we propose as methodology a report of experience, exposing information about the institutional movement related to the dynamics of undergraduate degrees. In this direction, we hope to reflect on the curricular structure of the courses and, as a result, register the practice and institutional dialogue, which in this atypical time of the pandemic challenges us to remain convinced of the need to review our practices as required by “a new normal”.


Keywords: Teaching management; Pandemic; Human formation.

Biografia do Autor

Francisca Maria Gomes Cabral Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pedagoga, vinculada ao Departamento de Educação da UERN. Mestrado e doutorado em Educação. Desenvolve estudos na área de linguagens, formação de professores, processos de desenvolvimento humano e inclusão.

Wendson Dantas de Araújo Medeiros

Geógrafo (Bacharel e Licenciado - UFRN), Doutor em Geografia pela Universidade de Coimbra (Portugal) e Mestre em Geociências (UFRN). Professor adjunto IV do Departamento de Gestão Ambiental e do Mestrado em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), investigador do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT - Portugal) e do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental (UERN).Atua nas áreas de Meio Ambiente e Geografia Física, com ênfase em: análise ambiental, paisagem, impactos e riscos ambientais, geodiversidade, geoturismo e patrimônio geomorfológico, planejamento, gestão ambiental pública e ordenamento do território.

Josélia Carvalho Carvalho de Araújo

Possui graduação em Geografia-Licenciatura (1992); graduação em Geografia-Bacharelado, habilitação em Planejamento Regional (1994); mestrado em Geografia (2004), na área de concentração "Dinâmica e Reestruturação do Território"; e doutorado em geografia (2017), na área de concentração "Dinâmica Socioambiental e Reestruturação do Território", na linha de pesquisa "Dinâmica Urbana e Regional". Todos esses cursos foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora Adjunta IV do Departamento de Geografia, Campus Central, Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, área de Geografia Humana e Ensino de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia urbana, planejamento urbanorregional e ensino de geografia. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO da UERN. Tem experiência também na área de comunicação, atuando junto ao Núcleo de Comunicação da Arquidiocese de Natal.

Referências

REFERÊNCIAS

BOUTINET, J. Antropologia do projeto. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Trad. Marcos A. G. Domingues.

Porto Alegre: ArtMed, 2001.

CONSEPE. CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Resolução nº 28/2020-CONSEPE. Determina o início do ano letivo 2020 da Uern e altera as atividades acadêmicas referentes ao semestre letivo 2020.1, aprovadas pela resolução nº 01/2020 – Consepe. 13/08/2020.

FARIA, Tereza Cristina Leandro (Org.). Práticas Pedagógicas em debate: relatos e experiências. Natal-RN: Infinita Imagem, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática

educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.

ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Questões da nossa época).

GEERTZ, Cliford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa.

Trad. Vera Mello Joscelyne. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

GIROUX, A. Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Downloads

Publicado

18-06-2021

Como Citar

Gomes Cabral Soares, F. M., de Araújo Medeiros, W. D., & de Araújo, J. C. C. (2021). Gestão das licenciaturas da UERN no contexto da pandemia: um relato de experiência. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(34), 973–988. https://doi.org/10.26514/inter.v12i34.5879