Grupos focais com jovens e adolescentes no Rio Grande do Sul: o ensino médio como sintoma de novas demandas juvenis
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https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.590Resumo
O objetivo deste estudo é analisar e discutir os resultados de uma pesquisa baseada em grupos focais com alunos do Ensino Médio, no Rio Grande do Sul. A análise de conteúdo denota a emergência de categorias, as quais apontam para a importância de vínculos interpessoais entre professores e alunos, no cotidiano escolar, bem como a necessidade de uma efetiva escuta por parte dos agentes escolares com relação às reivindicações juvenis. Conclui-se que a escola de ensino médio se encontra diante de jovens e adolescentes os quais demandam novas abordagens comunicacionais, por meio de diálogos horizontais. A inexistência desses diálogos mostrou-se geradora de conflitos e desinvestimento do ato de aprender para muitos alunos. Os resultados apontam para a falência de posturas rígidas e distantes emocionalmente ainda reproduzidas em muitas escolas, a incrementar a crise do ensino médio brasileiro.
Palavras-chave: Ensino Médio. Jovens. Adolescentes. Vínculos interpessoais.
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