Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900Palavras-chave:
Psicologia escolar e educacional, Oficinas estéticas, Técnico integradoResumo
A potência de oficinas estéticas na formação de jovens de um curso Técnico Integrado é o foco deste artigo. A partir da escuta dos/as estudantes, percebemos a importância de criar espaços em que as suas demandas pudessem ser visibilizadas e trabalhadas coletivamente. Constituímos dois grupos a partir de eixos temáticos identificados no levantamento feito com os/as estudantes: A construção do eu e o meu espaço no mundo; A relação eu-outro e o nosso espaço no mundo. A partir da perspectiva dialógica de Bakhtin, selecionamos para análise enunciados que evidenciam os sentidos das atividades realizadas para os/as jovens participantes dos grupos. Tendo a questão da alteridade como foco, constatamos que as oficinas se configuraram como espaço de escuta, reflexões e criações, permitindo a constituição de novas relações dos/as estudantes com a instituição, com os outros e consigo mesmos.Referências
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