Política Nacional de Educação Ambiental em atividades de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus da região sul do estado

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5919

Palavras-chave:

Educação ambiental, Política pública, Extensão

Resumo

A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), regulada pela  lei n° 9.795/1999, institui que a Educação Ambiental (EA) deve estar presente na educação nacional em todos os seus níveis e modalidades em caráter formal e não-formal. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar conformidades da PNEA em atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) nos câmpus da região Sul. Foi realizada pesquisa documental analisando atividades de extensão executadas nos câmpus de Araranguá, Criciúma, Garopaba e Tubarão. Para o levantamento dos dados foram consultados sistemas digitais de gestão de informações da instituição vigentes no período analisado. Os resultados foram expressos em percentuais em tabela e gráficos comparativos. As atividades de extensão do IFSC câmpus da região Sul do Estado atendem a 77% das exigências previstas nos objetivos da PNEA. O objetivo I esteve presente em todas as propostas de extensão analisadas, e os objetivos V, VI e VII obtiveram menor contemplação nas propostas merecendo atenção dos proponentes.

Biografia do Autor

Tatiane Modolon

Engenheira Agrônoma, Mestre em Produção Vegetal, Doutora em Agronomia, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC. Possui formação e experiência na tutoria e mediação em Educação à Distância (EaD). Atuou como professora de ensino superior na UNOESC, UNIBAVE e UNISUL, e orientadora e professora de cursos de qualificação profissional pelo PRONATEC do IFC e IFSC. Atuou como Diretora Técnica e Coordenadora da Unidade de Coordenação Profissional e Gestão de Projetos da Cooperativa de Trabalho UNEAGRO. Atualmente é Prestadora de Serviços na Tutoria Ead nos Cursos de Qualificação do SENAR Nacional e Mato Grosso do Sul e Curso Técnico em Agronegócio. Experiência na docência no ensino superior, na coordenação e planejamento de eventos de científicos, gestão e liderança de equipe, cursos de extensão. Habilidades nas áreas da comunicação verbal e escrita, ensino e gestão. Contato: tatimodolon@hotmail.com

 

Douglas Paulesky Juliani, IFSC e UFSC

Possui doutorado e mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, graduado em Ciências da Computação. Atuou por 8 anos como gestor da empresa, WebPack Assessoria e desenvolvimento de software. Foi também professor nas universidades ESAG - UDESC e Estácio de Sá. Atualmente é professor efetivo do IFSC - Instituto Federal de Educação no Centro de Referencia em Formação e EaD. Vinculado ao programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional. No IFSC, atuou, dentre outras frentes, durante 8 anos junto a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas e como Editor Geral da Caminho Aberto: revista de extensão do IFSC. Foco de trabalho e estudo nas seguintes temáticas: gestão do conhecimento, inovação, tecnologias educacionais, gestão e extensão universitária, comportamento humano e organizacional.

Sabrina Bleicher, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em Mídias do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Mestre em Design (Estudos Editoriais) pela Universidade de Aveiro, em Portugal (2009), com título validado pelo MEC. Possui graduação em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), na qual obteve diploma de mérito estudantil por ter obtido o melhor índice de aproveitamento. Tem experiência na área de Design e Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, produção de material didático, design gráfico e instrucional e integração entre mídias impressa e digital. Trabalhou no Departamento de Comunicação da Robert Bosch Gmbh - Portugal/Alemanha (2009/2010) - onde desenvolveu atividades relacionadas a programação visual e coordenou projetos gráficos de publicações internas e externas à empresa. Atuou como designer instrucional da UnisulVirtual, Universidade de Educação à Distância da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2010/2011). Atuou também como Professora Pesquisadora UAB no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC/2013) na equipe multidisciplinar de produção de materiais didáticos. No período de 2012 a 2016 trabalhou no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC), onde atuou como designer gráfica e instrucional de recursos didáticos (impressos e digitais) para Educação a Distância e como docente de disciplinas na modalidade EaD para o curso de Pedagogia a Distância. Desde 2016, atua como professora do Centro de Referência em Formação e EaD do Instituto Federal de Santa Catarina (CERFEAD/IFSC), onde foi Coordenadora Adjunta do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em "Formação Pedagógica para a Docência na Educação Profissional e Tecnológica". Desde 2016 é coordenadora da equipe docente da área de Tecnologias na Educação e desde 2017 atua como Coordenadora de Articulação EAD junto aos câmpus do IFSC. Também atua, neste centro, como docente em cursos e unidades curriculares de Pós-Graduação (Especialização), Formação Continuada e Pronatec nas áreas de Educação a Distância e Tecnologias para Educação.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Modolon, T., Juliani, D. P., & Bleicher, S. (2023). Política Nacional de Educação Ambiental em atividades de extensão do Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus da região sul do estado. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 191–209. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5919