Percepção dos Docentes de Fisioterapia sobre a Influência da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais, Clima Organizacional na Formação Profissional
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5922Palavras-chave:
Professores, Projeto Pedagógico de Curso, Ensino Superior.Resumo
A evolução do ensino superior e o aumento no número de cursos de fisioterapia incentivaram a construção das suas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O estudo do clima organizacional (CO) analisa o desempenho e a motivação dos colaboradores que influenciam na formação profissional. O objetivo foi analisar a percepção dos docentes sobre a influência da implementação das DCN e do CO na formação acadêmica do estudante de fisioterapia. Foi aplicado um questionário para os docentes em duas instituições designadas de azul e dourada. Realizou-se análise descritiva dos resultados e foi utilizado o software NVIVO. Verificou-se que quanto a implementação das DCN, na instituição azul os docentes estão mais apropriados. Quanto a atuação de forma integral, as duas caminham no mesmo sentido buscando a formação por meio de disciplinas teóricas e práticas. Quanto ao CO, em alguns aspectos está mais desenvolvido na dourada, onde as relações entre docentes são despidas de medos ou inseguranças, pois a competição apresentou-se menor. Todos os docentes sentem orgulho da sua instituição, o que favorece o CO das instituições. Conclui-se que adequações nas matrizes curriculares estão em constante processo, mas é necessário ampliar as reflexões sobre DCN e CO, itens importantes para a formação profissional em fisioterapia.
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