Percepções sobre o programa Escolas do Amanhã pela visão de quem o executou
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.5944Palavras-chave:
Estado, Políticas públicas, Educação integral, Escolas em tempo integralResumo
O presente trabalho é proveniente de uma pesquisa que teve como objeto o programa Escolas do Amanhã (PEdA), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 2009 e 2016. Sendo assim, o tema de debate que rege a construção do artigo é a educação integral e suas discussões em torno das escolas em tempo integral. O objetivo foi compreender as percepções de professores e diretores acerca da execução do PEdA e sobre a educação integral. A orientação teórica para o debate se balizou nas contribuições de autores a respeito das concepções e políticas de educação, possibilitando fazer um balanço histórico e teórico sobre como foi norteada a construção do PEdA. A metodologia para obtenção de resultados envolveu a realização de uma pesquisa empírica com visita presencial a duas escolas e entrevistas semiestruturadas com professores e diretores. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados, embora avaliassem como positiva a existência do Programa, não partilham do entendimento de que se desenvolvesse na sua escola uma concepção de educação integral.
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