Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem
Visualizações: 259DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Formação de professor, Prática docenteResumo
Este artigo apresenta reflexões sobre o cotidiano da escola, das experiências vivenciadas entre professor e aluno, práticas docentes e implicações dos problemas sociais e emocionais no processo de ensino e aprendizagem. Para nortear as discussões foram consideradas as narrativas realizadas por professoras da educação básica, que participaram como sujeito da pesquisa de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). As narrativas evidenciaram os problemas emocionais e sociais vivenciados pelos alunos que, segundo as professoras, se caracterizam como a principal causa de dificuldades no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na aprendizagem do estudante. Diante da realidade posta pelas professoras, o presente artigo propõe-se a refletir sobre as questões supracitadas, de maneira a considerar a formação docente nas esferas acadêmica, profissional e pessoal, pensando o professor em sua integralidade, pois compreende-se que as experiências acumuladas ao longo da trajetória formativa deixam marcas que delineiam o fazer pedagógico, e por isso, são capazes de revelar os elementos que, possivelmente, contribuíram para a construção das concepções, condutas e identidade docente.
Referências
BASTOS, J. A. Q. R. O mal-estar docente, o adoecimento e as condições de trabalho no exercício do magistério, no ensino fundamental de Betim/ MG. Dissertação (Mestrado em Educação). PUC/MG, Belo Horizonte, 2009.
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 10. Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Versão on-line sem paginação. Disponível em: http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/ Controle?op=detalhe&tipo=Livro&id=1 360. Acesso em: ago. 2019.
GARCIA, M. M. A.; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31 n.1, pp.45-56, jan./mar. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf. Acessado em: out. 2019.
KAERCHER, N. A. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.
LIBANIO, J. B. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.
MATURANA, H. Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2003.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350. Set-Dez 2009, p. 203-218. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: jul. 2018.
NÓVOA; A. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000, p. 11-30.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, 1999.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.
OLIVEIRA, Luciana de Amorim. Ensino e Aprendizagem em Geografia: Trajetória de Vida e Formação Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, p. 138. 2020.
PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.
SANTOS NETO, E. Aspectos humanos da competência docente: problemas e desafios para a formação de professores. In: SEVERINO, A. J; SANTOS, B. S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Ortez, 2002a.
SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas, Artigo recebido em outubro de 2010; aprovado em fevereiro de 2011, Poíesis Pedagógica - V.9, n.1 jan/jun.2011; pp.07-19, Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667. Acesso em: nov. 2018.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. nº13. Jan/Fev/Mar/Abr. 2000. Disponível em:http://189.1.169.50/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_maurice_tardif.pdf. Acesso em: out. 2018.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Vol. 1, nº 4, p. 215-253, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.