Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem

Visualizações: 259

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Formação de professor, Prática docente

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o cotidiano da escola, das experiências vivenciadas entre professor e aluno, práticas docentes e implicações dos problemas sociais e emocionais no processo de ensino e aprendizagem. Para nortear as discussões foram consideradas as narrativas realizadas por professoras da educação básica, que participaram como sujeito da pesquisa de mestrado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). As narrativas evidenciaram os problemas emocionais e sociais vivenciados pelos alunos que, segundo as professoras, se caracterizam como a principal causa de dificuldades no desenvolvimento das práticas pedagógicas e na aprendizagem do estudante. Diante da realidade posta pelas professoras, o presente artigo propõe-se a refletir sobre as questões supracitadas, de maneira a considerar a formação docente nas esferas acadêmica, profissional e pessoal, pensando o professor em sua integralidade, pois compreende-se que as experiências acumuladas ao longo da trajetória formativa deixam marcas que delineiam o fazer pedagógico, e por isso, são capazes de revelar os elementos que, possivelmente, contribuíram para a construção das  concepções, condutas e identidade docente.

Biografia do Autor

Luciana Amorim de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Especialista em Geografia Análise do Espaço Geográfico pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2018), especialista em Geografia: Teoria e Prática em Sala de Aula (2007) e graduada no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004). Professora (substituta) no Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2020). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino e aprendizagem, práticas docentes, formação de professores e narrativas autobiográficas. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e Membro do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB).

Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2019). Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Especialista em Geografia e Desenvolvimento Local pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2002). Graduação no Curso de Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1996). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de pesquisa: Conhecimento e práticas escolares. Coordenadora de área do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa (PIBID) (2014-2018). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em análise urbana e regional, mobilidade do trabalho e produção do espaço e em Educação e Ensino de Geografia desenvolvendo pesquisas com as seguintes temáticas:  ensino e aprendizagem em Geografia, praticas educacionais, formação docente e narrativas autobiográficas. Líder do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/UESB) e Integrante do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço (NUAMSE/CNPq/UESB)

Vilomar Sandes Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós Doutor em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2019). Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2013). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Especialista em Espaço e territorialidade: o Espaço Baiano (1998) e Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1995). Foi professor assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus de Caetité - Bahia. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Professor do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na área de Ensino de Geografia. Docente do Programa de Pós Graduação em Geografia (PPGEO/UESB). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia, Geografia Agrária e Regional. É membro do Grupo de Pesquisa no Ensino de Geografia (GRUPEG/CNPQ), do Núcleo de Análise em Memória Social e Espaço - NUAMSE/CNPQ) e do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (NEDET/CNPQ).

Referências

BASTOS, J. A. Q. R. O mal-estar docente, o adoecimento e as condições de trabalho no exercício do magistério, no ensino fundamental de Betim/ MG. Dissertação (Mestrado em Educação). PUC/MG, Belo Horizonte, 2009.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 10. Ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Versão on-line sem paginação. Disponível em: http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/ Controle?op=detalhe&tipo=Livro&id=1 360. Acesso em: ago. 2019.

GARCIA, M. M. A.; HYPOLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31 n.1, pp.45-56, jan./mar. 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a04v31n1.pdf. Acessado em: out. 2019.

KAERCHER, N. A. Se a geografia escolar é um pastel de vento o gato come a geografia crítica. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

LIBANIO, J. B. A arte de formar-se. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

MATURANA, H. Formação humana e capacitação. Petrópolis: Vozes, 2003.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350. Set-Dez 2009, p. 203-218. Disponível em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em: jul. 2018.

NÓVOA; A. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA, A. Vida de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000, p. 11-30.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, 1999.

NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991.

OLIVEIRA, Luciana de Amorim. Ensino e Aprendizagem em Geografia: Trajetória de Vida e Formação Docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vitória da Conquista, p. 138. 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 15-34.

SANTOS NETO, E. Aspectos humanos da competência docente: problemas e desafios para a formação de professores. In: SEVERINO, A. J; SANTOS, B. S. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Ortez, 2002a.

SAVIANI, D. Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas, Artigo recebido em outubro de 2010; aprovado em fevereiro de 2011, Poíesis Pedagógica - V.9, n.1 jan/jun.2011; pp.07-19, Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/15667. Acesso em: nov. 2018.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação. nº13. Jan/Fev/Mar/Abr. 2000. Disponível em:http://189.1.169.50/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_maurice_tardif.pdf. Acesso em: out. 2018.

TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Vol. 1, nº 4, p. 215-253, 2005.

Downloads

Publicado

14-06-2023

Como Citar

Oliveira, L. A. de, Sampaio, A. V. O., & Sampaio, V. S. (2023). Reflexões sobre o cotidiano e vivências das práticas docentes no processo de ensino e aprendizagem. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(39). https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5956

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.