Da educação patriarcal às escolas mistas
Visualizações: 1775DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.597Resumo
O objetivo do presente estudo é discutir a educação feminina dentro da sociedade patriarcal brasileira. Neste modelo patriarcal, caberia aos homens dirigir os negócios, discutir e participar da política e desbravar os sertões incultos, enquanto as mulheres seriam educadas no seio da própria família, para ser uma esposa obediente e mãe dedicada. De uma educação sexista às escolas mistas foi um longo caminho. O tema é importante, pois se propõe a discutir a construção social dos gêneros ainda marcada pela discriminação e desigualdade de direitos entre homens e mulheres na atualidade. A partir de fontes bibliográficas, pretende-se discutir o percurso da educação das mulheres no Brasil e a diferença entre a educação destinada a meninos e meninas.
Palavras-chave: Patriarcalismo. Educação sexista. Escolas mistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.