Da educação patriarcal às escolas mistas

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Autores

  • Saulo Álvaro de Mello (OBJETIVO/Jardim-MS)
  • Elienai Carla Alves UFMS
  • Luciana Belíssimo de Carvalho UFMS
  • Wagner Batista Pinheiro UEMS

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.597

Resumo

O objetivo do presente estudo é discutir a educação feminina dentro da sociedade patriarcal brasileira. Neste modelo patriarcal, caberia aos homens dirigir os negócios, discutir e participar da política e desbravar os sertões incultos, enquanto as mulheres seriam educadas no seio da própria família, para ser uma esposa obediente e mãe dedicada. De uma educação sexista às escolas mistas foi um longo caminho.  O tema é importante, pois se propõe a discutir a construção social dos gêneros ainda marcada pela discriminação e desigualdade de direitos entre homens e mulheres na atualidade. A partir de fontes bibliográficas, pretende-se discutir o percurso da educação das mulheres no Brasil e a diferença entre a educação destinada a meninos e meninas.

Palavras-chave: Patriarcalismo. Educação sexista. Escolas mistas.

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Publicado

17-10-2011

Como Citar

Álvaro de Mello, S., Carla Alves, E., Belíssimo de Carvalho, L., & Batista Pinheiro, W. (2011). Da educação patriarcal às escolas mistas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 2(5), 32–49. https://doi.org/10.26514/inter.v2i5.597