Análise sobre o perfil docente dos aprovados em seleções municipais e estaduais
Desvalorização do saber docente e injustiça social
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5977Palavras-chave:
Concurso Público, Saber docente, ExperiênciaResumo
O artigo constitui-se de pesquisa documental que analisa o perfil dos aprovados em seleções públicas, tendo como foco a pontuação sobre tempo de trabalho docente pregresso, a partir da hipótese de esta vir a ser ferramenta de exclusão para o professorado iniciante. Metodologicamente, levantou-se, via buscadores acadêmicos, pesquisas que avaliassem o perfil docente dos aprovados em concursos públicos de Educação Básica, em redes municipais e estaduais de educação. Para a análise dos dados, destacam-se as teorizações de Tardif (2014) e Schön (1982) acerca da experiência e prática docente. Como resultados, foi possível verificar que a hipótese de pontuação sobre atuação profissional não se configura como item excludente. O perfil dos aprovados aponta para candidatos titulados, mas com pequena ou nenhuma experiência profissional, o que comprova a desvalorização da pontuação sobre prática, incorrendo em prejuízo para a própria rede de ensino, uma vez que profissionais mais experientes são desprivilegiados. Além disso, denota certa injustiça social com aqueles professores de origem popular que ingressam mais cedo na carreira, em redes privadas, e que têm menores condições de investir na própria formação acadêmica.
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