Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979

Palavras-chave:

Formação, Fundação Itaú Social, BNCC

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa anterior, que analisou a atuação da Fundação Itaú Social enquanto um aparelho privado de hegemonia que age sobre a educação brasileira. Dentro de suas diversas frentes de atuação, recortou-se a categoria “formação”, mais especificamente cursos voltados para a formação docente para a implementação da Base Nacional Comum Curricular. Foi realizada uma descrição da estrutura da Fundação, bem como as contradições entre o que postula seu estatuto e o que se verifica na realidade. Utilizou-se a análise de redes sociais como ferramenta metodológica, construindo-se o grafo sobre os elos e nós da Fundação com outros setores, instituições e empresas, indicando como o empresariado vem se organizando no Brasil para influir na formulação, implementação e avaliação das políticas. A partir do estudo, concluiu-se que a concepção de educação subjacente aos programas e projetos da Fundação Itaú Social contribuem para a perpetuação de uma visão dualista e elitista da educação.

Biografia do Autor

Karine Morgan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj - FEBF) / Faculdades Integradas Maria Theresa

Doutora em Educação pela UFF. Professora (aguardando posse) da Uerj/FEBF e professora da Famath.

Marcelo Mocarzel, Universidade Católica de Petrópolis (UCP) / Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle-RJ)

Doutor em Comunicação (PUC-Rio), com pós-doutorado em Educação (UFF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCP e professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Unilasalle-RJ.

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Publicado

02-11-2021

Como Citar

Morgan, K., & Mocarzel, M. (2021). Formação para a conformação? Uma análise das redes da Fundação Itaú Social na implementação da BNCC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 1039–1064. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5979